Universidade

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica lança Calculadora Tributária

Dispositivo permite ao cidadão acompanhar gastos com tributos

10.11.202217h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica lança Calculadora Tributária

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), lançou nesta terça-feira, 08 de novembro, a Calculadora Tributária, um dispositivo que permite a todos os cidadãos acompanharem os gastos pessoais com impostos. O lançamento foi realizado no Auditório do MackGraphe, como parte da programação do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica.

A ferramenta é uma plataforma em que qualquer pessoa lança algumas informações e obtém os dados de quanto dos seus ganhos acabam sendo gastos com impostos. No site, que você pode acessar aqui, basta colocar o valor do salário e quanto se gasta com impostos básicos, como IPVA e IPTU. Em seguida, a plataforma questiona os gastos em diversas áreas, como alimentação, vestuário e lazer. 

“Além dos impostos que incidem na sua renda, o IPVA e o IPTU, que são sobre o seu patrimônio, você paga um monte de impostos embutidos no que você consome. Então ele apresenta uma estimativa em cada uma dessas categorias, e mostra um total”, apontou o coordenador do CMLE, Vladimir Fernandes Maciel. 

De acordo com o pesquisador do CMLE, Walter Carvalho, um dos que contribuíram para a formação da ferramenta, a calculadora seguirá em constante desenvolvimento. “A nossa ideia é a de que ela se desenvolva, cresça e se torne um instrumento de educação financeira para a sociedade. É a Universidade servindo à sociedade”, disse.

O professor Vladimir Maciel explica que a Calculadora Tributária é uma forma de exercer o papel de cidadãos em nossa sociedade. “Isso se chama cidadania tributária. O governo só existe, teoricamente, para prestar serviços à população e a única fonte de receita do governo é a própria tributação. Se você não tem noção de quanto você paga para ele funcionar, você fica distante e fica mais difícil cobrar a qualidade desse serviço, e fiscalizar o uso do domínio público”, explicou. 

Acesse agora mesmo a ferramenta e descubra quanto você gasta com tributação. Além disso, também tenha a essa excelente plataforma para controle de gastos pessoais.