Alunos do Mackenzie Brasília são preparados para lidar emergências e desastres naturais

Trabalho ensina estudantes a conhecer as melhoras formas de agir diante de circunstâncias de perigo provocadas pela natureza

07.06.202217h32 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Mackenzie Brasília são preparados para lidar emergências e desastres naturais

Ensinar a lidar com situações de emergência é um dos objetivos dos professores Júlio César Gualano e Thiago Bahé que coordenam, no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), treinamentos para que os alunos saibam lidar cautelosamente quando ocorrerem desastres naturais. 

A atividade, realizada a partir desta terça-feira 07 junho, até 10 de junho, conta com o auxílio das equipes de brigadistas da instituição e tem como foco os estudantes da segunda série do Ensino Médio. Para o professor Thiago Bahé, a atividade transmitirá diversos saberes aos alunos. 

É uma oportunidade de ir além dos conceitos básicos e trabalhar habilidades diferentes para obter conhecimentos práticos que ajudarão o jovem em seu cotidiano. Além disso, serão desenvolvidas também as capacidades acadêmicas na realização de pesquisas, na análise de estudos científicos e na divulgação para a comunidade escolar sobre o artigo produzido a partir do tema abordado”, disse.

Os alunos aprendem métodos sobre como agir em momentos de pânico, onde devem se posicionar, aonde devem ir e as maneiras para evacuar o prédio estando em um grupo maior. Além disso, os estudantes serão levados para uma visita ao Observatório Sismológico da UnB, programada para agosto.

A trilha de aprendizagem é organizada como um aprofundamento dos conteúdos das disciplinas de Física e Geografia dentro do contexto dos fenômenos naturais.

Neste sentido, a aula contará com apresentação dos efeitos de eventos que ocorrem na realidade brasileira, como enchentes, ciclones, chuvas, incêndios; e, também, outros que costumam acontecer em outros países, como terremotos, erupções vulcânicas etc. 

O projeto

A ação faz parte da trilha O Mundo em Movimento do Novo Ensino Médio. O programa é realizado em módulos trimestrais, sendo que a etapa atual se refere ao segundo nível - Abalos Sísmicos: Influências Sociais e Culturais. O assunto vem sendo tratado em sala de aula a partir da ótica da Física e da Geografia no estudo de situações que acontecem em todo o mundo.

“O início do Novo Ensino Médio possibilitou que o professor Júlio e eu pudéssemos elencar alguns tópicos já trabalhados de maneira interdisciplinar com os estudantes da segunda série. São temas cobrados na preparação para o vestibular e, por isso, tivemos a ideia de planejar um curso direcionado”, destacou Bahé.

No CPM Brasília, as equipes de brigadistas já estão preparadas com um treinamento construído para o enfrentamento de casos de incêndio ou desabamento. Há o planejamento de ações voltadas para cada parte do colégio coordenando professores e alunos em etapas de evacuação até um ponto de encontro seguro.