A importância e os desafios do Mestrado Profissionalizante

Evento debate como criar e implantar programa profissional da modalidade

09.03.202014h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A importância e os desafios do Mestrado Profissionalizante

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu, na quinta-feira, dia 05 de março, o evento A importância do mestrado profissionalizante na atualidade acadêmica: desafios para implantação, no Auditório João Calvino, campus Higienópolis. Compuseram a mesa o coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Osvaldo Malafaia; a diretora geral da FEMPAR, Carmen Ribas; a professora do curso de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, Ana Lúcia Vasconcelos; e a professora titular da UNIFESP, Lydia Masako Ferreira. 

O coordenador de pesquisa do CCBS e responsável pelo evento, Erich Montanar Franco, explicou que o Mestrado Profissionalizante é uma importante modalidade da Pós-Graduação que vem ganhando relevância e que, na sua opinião, um dos desafios relacionados à implementação é o mercado de trabalho. “Está ligado ao modo de conceber os Mestrados e ajustá-los ao mercado e suas necessidades”, disse.

Para a docente Ana Lúcia, que ficou encarregada de apresentar o estudo de um caso prático de Mestrado Profissionalizante em controladoria, o principal desafio está relacionado ao diferencial e à integração entre a área de concentração e a linha de pesquisa. Depois disso, a professora comentou que os obstáculos passam a “ser naturais”, como a consolidação de uma metodologia, e que é necessário ter impacto social. “Aplicar métodos intervencionistas para que haja impacto social, não pode ser só um levantamento de dados, tem de estar inserido no problema e fazer um aprofundamento”, complementou Ana Lúcia.

A realização dessa modalidade de Mestrado, de acordo com Malafaia, tem como pilar a formação para o mercado, e não para a academia, como é o caso do Mestrado Acadêmico. Além disso, uma infraestrutura condizente com o propósito do programa também é fundamental. “O Mestrado Profissional é retornar para a população aquilo que foi aprendido, para a melhoria da qualidade dos serviços”, e ainda completou, “é uma solução para um problema que eventualmente exista”.

O evento contou ainda com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, Felipe Chiarello, que representou o reitor da Universidade, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e do reverendo José Carlos Piacente que proferiu o momento devocional.