Cultura

153 anos do Mackenzie: concretizando sonhos dos fundadores

Em culto de ação de graças, comunidade mackenzista celebrou aniversário no dia 18 de outubro

19.10.202316h51 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

153 anos do Mackenzie: concretizando sonhos dos fundadores

Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, o Mackenzie comemorou seus 153 anos de história. Em celebração ao Dia do Mackenzista e a mais um ano de crescimento e desenvolvimento do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e suas mantidas, diversas unidades da instituição realizaram Cultos de Ações de Graças pela importante data. 

No campus Higienópolis, em São Paulo, o louvor de agradecimento se deu no auditório Ruy Barbosa, que estava lotado, e contou com a condução do culto realizada pelo chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, e com a participação: do presidente do IPM, Milton Flávio Moura; do pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), professor Cleverson de Almeida, que esteve representando o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos; do diretor do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, Ricardo Cassab; e da diretora da Escola AEJA Mackenzie, professora Zípora de Almeida e Costa e Cruz.  

“Estamos juntos para celebrar o Dia do Mackenzista e aproveitamos também para comemorar o Dia dos Professores, ocorrido no dia 15 deste mês, o que dá um contorno especial a esta celebração”, disse o chanceler em um campus que foi tomado por diversas ações, contando com café da manhã especial, atividades esportivas, lúdicas, jogos e muito mais.

O chanceler destacou também a inauguração do Circuito de Monumentos da unidade Higienópolis, que foi promovido pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), e “conta com 13 monumentos e pedras fundamentais espalhados pelo campus que agora recebem uma nova sinalização com legendas, contando sua história e curiosidades em nosso site”, acrescentou Grangeiro. Após o culto, ainda houve a edição especial do Música no Hall com a banda Vintage Box, que animou o aniversário dos mackenzistas. 

Para o presidente do IPM, a data é de gratidão e de lembrar dos ideias que embasam toda a instituição. 

“Trabalhar no Mackenzie é muito bom e confirmei isso quando cheguei aqui de fato, mas já tinha este sentimento em meu coração quando convivia com as pessoas quando ainda era do Conselho Deliberativo. Estamos atuando sempre para valorizar e cultivar o legado que recebemos de nossos fundadores, para que possa perdurar. Trabalhamos com a Bíblia aberta e os corações gratos pela presença de Deus em nosso meio”, concluiu Milton Flávio. 

Agradecimento consciente 

Embasado pela parábola do bom samaritano, o reverendo Grangeiro ressaltou como temos de atuar com coerência e apoiados na misericórdia e graça de Deus para viver de acordo com o que pregamos. “Temos de fazer o bem e isso só pode ser feito com envolvimento, aproximação das pessoas, comprometimento e cuidado”, destacou, fazendo referência ao samaritano da parábola.

“Como Deus é bom o tempo todo, temos de ser como Ele, seus imitadores e isso é missão e não mérito”, acrescentou o chanceler. 

O reverendo lembra que o trabalho de cada mackenzista hoje é a concretização do sonho dos fundadores missionários no passado, que iniciaram com uma instituição tão pequena. “Poucos locais nos permitem ser pessoas melhores como aqui, não porque tudo que acontece é agradável, mas porque muitas vezes o ferro afia o ferro”, afirmou ele, dizendo que em algumas ocasiões somos obrigados a rever nosso orgulho e nossa própria vaidade e é na relação saudável com nossos colegas que podemos nos tornar “bons samaritanos” misericordiosos. 

Grangeiro assinalou ainda que o Mackenzie não é um local em que é preciso ter cargo ou função altos para fazer o bem, mas que essa deve sempre ser a máxima pela qual se deve agir. “Seja justo, seja bom, pois quem mais tem poder de fazer, mais responsabilidade tem de fazer o bem!” afirmou. 

Assim, o chanceler agradeceu pelo aniversário do Mackenzie de forma consciente e fez um apelo a que estejamos, como o samaritano da história, atentos aos moribundos do caminho, pois eles podem ser nossos colegas que mesmo sem parecer, carecem de afeto, atenção, ajuda e, muitas vezes, os moribundos podem ser nós mesmos. 

Assista ao culto completo abaixo: 

Dia do Mackenzista 

O dia 18 de outubro marca o calendário municipal paulistano com o Dia do Mackenzista, instituído desde 2005 oficialmente pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Lei 14.067. O autor do projeto foi o deputado estadual Carlos Alberto Bezerra Júnior, na época vereador de São Paulo. Para ele, a data marca a importância na história da cidade. “O Mackenzie foi a primeira escola a aceitar, em suas dependências, classes mistas e, além disso, abrigou filhos de abolicionistas”. O deputado também ressalta que “no dia 18 de outubro, São Paulo expressa reconhecimento não apenas ao Mackenzie, mas a todos aqueles que estiveram presentes na história da instituição”.