Atualidades

Novos diretores do Mackenzie tomam posse em solenidade

Conquistas do último ciclo e desafios futuros são destaque na fala dos novos e antigos gestores

29.06.202117h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novos diretores do Mackenzie tomam posse em solenidade

Na noite dessa segunda-feira, dia 28 de junho de 2021, Milton Flávio Moura foi empossado como novo diretor-presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Além dele, tomaram posse, na Diretoria Executiva (Direx) do IPM, três novos gestores que assumiram as cadeiras da Diretoria de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura (DESIN); da Diretoria de Finanças (DIFIN); e da Diretoria da Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI).

A solenidade ocorreu no auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, na cidade de São Paulo, no histórico campus em Higienópolis, com a participação do ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro; do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB); de Juarez Marcondes Filho, presidente do Conselho de Curadores do IPM; de Hesio Cesar de Souza Maciel, presidente do Conselho Deliberativo (CD) do IPM; de Adilson Vieira, primeiro secretário do CD; de Robinson Grangeiro Monteiro chanceler do Mackenzie; de Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, representando todas as unidades mantidas; além de diversas autoridades mackenzistas, militares e da sociedade civil.

Os novos empossados destacaram os desafios a serem enfrentados neste novo ciclo e enfatizaram a honra que é servir a Deus por meio do trabalho na Direx do Mackenzie. A Diretoria Executiva, com a entrada nos novos nomes, conta com: Milton Flávio (presidência); Walter Eustáquio Ribeiro (DESIN); Denys Cornélio Rosa (DIFIN); e Carlos César Bof Bufon (Ensino, Pesquisa e Inovação). Permanecem em seus cargos os diretores de Estratégia e Negócios (DIREN), André Ricardo de Almeida Ribeiro; e Luiz Roberto Martins Rocha, na Diretoria de Saúde (DIRSA).

Os gestores do Mackenzie que encerraram seus mandatos na ocasião também participaram da cerimônia e foram homenageados pelo trabalho e dedicação ao longo de quase cinco anos à frente da Instituição. José Inácio Ramos (antigo presidente), José Francisco Hintze Júnior (antigo DESIN); José Paulo Fernandes Júnior (antigo DIFIN); e Ciro Aimbiré de Moraes Santos (antigo DENPI) agradeceram a toda equipe de colaboradores pela parceria e esforço por esse período que compreendeu projetos de expansão e desafios inesperados como o da pandemia que tomou o mundo no ano de 2020.

Novos desafios

A equipe que assume o comando se pautará por três principais diretrizes, que servirão de base para suas ações: reforçar a confessionalidade como identidade da Instituição; buscar o desenvolvimento, envolvendo o crescimento e a expansão; e trazer resultados sustentáveis que ampliem a importância do Mackenzie no cenário nacional.

O novo presidente do Mackenzie destaca a importância de valorizar cada operação e área da Instituição, e pontua que devem ser estabelecidas prioridades.

“Não obstante o momento atual, de profundas alterações no setor educacional, temos de olhar com mais atenção para a Educação a Distância e para o Sistema Mackenzie de Ensino (SME). Além disso, é necessário promover maior integração dos nossos hospitais com a nossa faculdade de Medicina, dando continuidade ao plano de expansão das operações aprovado pelo Conselho Deliberativo do IPM”, explica Milton Flávio.

Para Bufon, além de consolidar a implementação da nova base nacional comum curricular (BNCC), o foco será impulsionar o tripé pesquisa, desenvolvimento e inovação, “buscando o empreendedorismo em diversas áreas, principalmente nas tecnologias digitais, reestruturando todas as operações de gestão”, aponta.

Ele explica que tal questão é um tema transversal, que passa por todas as mantidas, na Educação Básica, Faculdades, áreas de saúde e agricultura, como no caso de Castro. “Nossa instituição tem 150 anos e acredito que Deus nos mostra que, para seguirmos longevos, precisamos fazer essa leitura de tecnologia e entender como ela vai transformar nosso ambiente educacional e nosso ambiente de empreendedorismo”, ressalta o novo diretor.

Expansão dos horizontes também é o principal objetivo da área de Estratégia e Negócios, comandada por André Ribeiro. “Manter a sustentabilidade e o desenvolvimento do Mackenzie com as áreas de Marketing/Comunicação e TI e, por outro lado, estabelecer diretrizes para soluções que atendam ao mercado, com consultorias e projetos envolvendo a área do Mackenzie Soluções e SME”, pontua ele.

A Saúde também se manterá como um dos pilares da nova gestão, com foco na prestação de serviços hospitalares e na formação de profissionais da área.

“Trabalhamos na reestruturação, modernização e fortalecimento da gestão de instituições com forte tradição, cientes da responsabilidade que temos como instituição confessional presbiteriana e filantrópica”, conta o diretor de Saúde.

Rocha assinala ainda que o Mackenzie segue concentrado no processo de modernização de suas Unidades, na profissionalização e melhoria contínua da gestão, e na qualidade da prestação de serviços educacionais e assistenciais.

O novo diretor da DESIN também entende os desafios à frente e afirma que a oferta de estrutura adequada e corpo profissional qualificado são as bases para um bom trabalho. “Contamos com excelentes colaboradores e daremos continuidade à capacitação para o nosso negócio, entendido como principal benefício, buscando eficiência, eficácia e efetividade. Que Deus nos dê sabedoria”, adiciona.

Já Denys Cornélio Rosa  pontua que as prioridades em sua gestão serão administrar, de forma criteriosa e equilibrada, os recursos financeiros da Instituição; suprir as necessidades financeiras das diversas esferas de atuação do Mackenzie; estabelecer prioridades claras quanto à aplicação de seus recursos financeiros.

"Quero contribuir com as áreas de Finanças e planejamento, por intermédio de uma atuação dinâmica e moderna, que possibilite o contínuo desenvolvimento e crescimento do Mackenzie como um todo", completa o novo diretor da DIFIN.

Encerramento

José Inácio Ramos, em seu discurso de encerramento, agradeceu a todos os diretores e colaboradores pelo trabalho árduo, em especial no enfrentamento do período de pandemia, e destacou a resiliência e dedicação dos professores das Faculdades, Colégios, Universidade e Escola Técnica do Mackenzie.

Ramos pontuou que a gestão que termina deixa um legado virtuoso, com a expansão das atividades do IPM na educação e com a entrada no novo negócio de Saúde, resultando na aquisição, em leilão, da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM); e também da aquisição da sede própria para a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, entre outros projetos relevantes.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo Canal da TV Mackenzie e pode ser conferida na íntegra abaixo: