Visões do espaço na construção da metrópole: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

Visões do espaço na construção da metrópole: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

LançamentosEngenharia e ComputaçãoMackenzie InstitucionalArquitetura

Angélica A. T. Benatti Alvim, Candido Malta Campos, Eunice Helena Sguizzardi Abascal e Marcos Massi

 

 


COMPRA DO LIVRO COM A EDITORA MACKENZIE

Envie um e-mail para editora@mackenzie.br

 

Clique aqui para ler um trecho do livro.

 

A Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Pauloé composta por livros escritos por professores das Unidades Acadêmicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e personalidades de relevância, nos diversos campos do conhecimento compreendidos por estas, em comemoração ao sesquicentenário da instituição.

As obras contemplam as relações e a participação dos cursos dessas unidades no processo de construção da cidade de São Paulo nesse período, a contar da criação da Escola Americana em 1870, por meio de abordagens específicas para cada curso, relacionadas com a temática Educação, Cidade e Sociedade.

É com satisfação que este livro chega ao público como produto das comemorações dos 150 anos do Mackenzie e contribuição da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola de Engenharia, integrando a Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo. Fruto do projeto Mackenzie e as Cidades de São Paulo iniciado ainda em 2019, que enfatiza as relações entre o Mackenzie e a urbe como cerne de suas reflexões, a obra reúne um conjunto de importantes temas que discutem, em perspectiva histórica, as contribuições recíprocas que se estabeleceram entre a Instituição e a cidade ao longo do século XX, e que se estendem até os dias de hoje.

Seu fundamento são os vínculos do ethos da cidade e o Mackenzie, ao dar forma ao conteúdo da obra como chave para refletir sobre a modernidade e a modernização da cidade, a emergência e a história da metrópole, suas várias inflexões demográficas, econômicas e culturais, e para incluir em seu âmbito questões como a aceleração das transformações urbanas. A vertiginosa aceleração cultural, as novas demandas sociais e a qualificação do modo de vida da cidade de São Paulo estão impressas na memória dos ritmos mackenzistas, abrangendo desde as macrotransformações àquelas que afetam a micro-história e o cotidiano de seus cidadãos.

Ano: 2021

ISBN: 978-65-5545-212-9

Dimensões: 16 x 23 cm

Qtd. páginas: 260

Compartilhe nas Redes Sociais