Transformação digital: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

Transformação digital: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

LançamentosEngenharia e ComputaçãoMackenzie Institucional

Arnaldo Rabello de Aguiar Vallim Filho

 

 


COMPRA DO LIVRO COM A EDITORA MACKENZIE

Envie um e-mail para editora@mackenzie.br

 

Clique aqui para ler um trecho do livro.

 

A Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo é composta por livros escritos por professores das Unidades Acadêmicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e personalidades de relevância, nos diversos campos do conhecimento compreendidos por estas, em comemoração ao sesquicentenário da instituição.

As obras contemplam as relações e a participação dos cursos dessas unidades no processo de construção da cidade de São Paulo nesse período, a contar da criação da Escola Americana em 1870, por meio de abordagens específicas para cada curso, relacionadas com a temática Educação, Cidade e Sociedade.

Esta obra retrata o processo de Transformação Digital na sociedade com impactos relevantes nas mais diversas áreas de atividade, sejam o pessoal, coletivo, público ou privado, levando toda a sociedade a uma dependência da tecnologia digital que pode ser comparada ao que já ocorre com outras utilidades como água ou energia elétrica. O livro foi escrito por vários autores, professores e professoras da Faculdade de Computação e Informática (FCI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e é composto por seis capítulos, passando por toda a evolução da computação, e chegando à revolução da internet e a atual era mobile, em que se tem o mundo na palma das mãos, em um aparelho celular.

A questão dos dados também é discutida, pelo ponto de vista do fenômeno do Big Data e pelo aspecto da segurança e privacidade das informações. Além disso, dois aspectos-chaves da Transformação Digital são discutidos em capítulos específicos: o fenômeno da chamada Indústria 4.0, com seus impactos no mercado de trabalho e as grandes transformações e possibilidades que se abriram na área da Educação. Como seção final do livro, no Posfácio, apresenta-se a história da computação no Mackenzie e o papel que a Faculdade de Computação e Informática teve nesse processo.

Ano: 2021

ISBN: 978-65-5545-215-0

Dimensões: 16 x 23 cm

Qtd. páginas: 120

Compartilhe nas Redes Sociais