
19.11.2025 Saúde e Bem-Estar
Responsável técnica do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), a enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva esteve representando o HUEM no I Congresso Binacional Brasil–Paraguai de Certificação de Qualidade Fiocruz em Bancos de Leite Humano. O evento foi realizado entre 04 e 07 de novembro, em Cuidad Del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil) e teve como objetivo apresentar e lançar as bases para a implementação do programa da Fiocruz no sistema de saúde paraguaio.
Ana destacou que o BLH do Hospital Mackenzie possui a certificação do programa por ter atingido a eficácia na Gestão da Informação. “Foi um encontro de grande valia para o compartilhamento de conhecimentos técnicos entre representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. Na ocasião, pudemos mostrar aos presentes o trabalho de excelência desenvolvido pelo nosso Banco de Leite Humano do Hospital Mackenzie”, afirma.
Estiveram presentes no congresso representantes das seguintes instituições: Ministérios da Saúde do Brasil e do Paraguai, Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Redes de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Brasil e Paraguai, Representante da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (SESA-PR) e profissionais de BLH de diferentes países.
26 anos de história
O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie completou 26 anos de dedicação à saúde de recém-nascidos prematuros. Desde sua fundação cumpre a missão de oferecer leite materno para bebês internados na UTI Neonatal, auxiliando na recuperação até que possam ser amamentados pelas próprias mães, que muitas vezes deixam de produzir o leite devido à situação emocional.
Além de promover, incentivar e apoiar o aleitamento materno, o Banco de Leite do Hospital Mackenzie presta apoio a mulheres de Curitiba e região metropolitana com dificuldades na amamentação. Todas estas ações auxiliam na redução da mortalidade infantil.






