Professor da UPM vence Prêmio Jabuti Acadêmico

Compartilhe nas Redes Sociais
Orlando Villas Bôas Filho conquista premiação com o livro "Antropologia e Estudos Sociojurídicos"

26.08.2025

Jullia Oliveira, sob supervisão de Nicolly Alves


O professor Orlando Villas Bôas Filho, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), vence o Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria de Direito, com o livro "Antropologia e estudos sociojurídicos: a construção de um campo de pesquisa interdisciplinar". A obra propõe uma reflexão profunda e interdisciplinar sobre o papel da antropologia na compreensão e aplicação do direito em contextos pluriculturais como o brasileiro. 

Em sua 2ª edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico é uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) voltada à valorização de obras científicas, técnicas e profissionais, complementando o tradicional e mais importante do mercado editorial brasileiro, Prêmio Jabuti. A premiação é dividida em dois grandes eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, totalizando 30 categorias.   

Orlando Villas Bôas Filho celebra a conquista como uma grande satisfação. “A premiação a essa obra é indicativa de que há um reconhecimento, na academia brasileira, relativamente às abordagens críticas e interdisciplinares”. O professor destaca que o prêmio reforça como o Mackenzie valoriza a pesquisa, a reflexão crítica e a liberdade de cátedra. 

O livro vencedor resulta a experiência do professor em antropologia jurídica na universidade: “a pesquisa interdisciplinar é algo indispensável. Considero que não é possível compreender adequadamente a complexidade da regulação jurídica apenas a partir de uma perspectiva dogmática”. Ele ainda completa dizendo que no âmbito da pesquisa sociojurídica, a antropologia constitui uma ferramenta fundamental de crítica às visões positivistas e formalistas.  

Por fim, Orlando afirma que a conquista pode inspirar mudanças no ensino jurídico. “A compreensão do Direito torna-se muito mais efetiva quando desenvolvemos uma pesquisa de caráter interdisciplinar. Se este livro contribuir, ainda que limitadamente, para esse propósito, terá cumprido a sua função”, conclui.