Educação 4.0: O desafio de transformar informação em conhecimento

Compartilhe nas Redes Sociais
Pessoas em pé, ao lado uma da outra
Semana de Preparação Pedagógica no Mackenzie discute tema com docentes no início do segundo semestre

24.07.2019


A uma semana do começo das aulas do novo semestre, professores e coordenadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se reúnem na XVI Semana de Preparação Pedagógica (SPP), que começou na manhã desta quarta-feira, 24 de julho. O evento terá debates, discussões, relatos de experiências e workshops até a próxima sexta-feira, 26 de julho. A abertura aconteceu no auditório Ruy Barbosa com a presença de diversas autoridades mackenzistas, incluindo o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos.

As palestras e apresentações giram em torno do tema “Educação 4.0: Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior”, que norteará o semestre. “Nas grandes metrópoles do mundo, os modos de produção de comunicação mudaram. Que impacto isso tem nos processos informativos? Como devemos lidar com isso nas salas de aula? Quais aspectos dessas mudanças devemos e podemos aproveitar? Como ser uma Universidade cientificamente de ponta, atualizada, que forma cidadãos conscientes?", questionou a pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos, Marili Moreira da Silva Vieira.

Para ela, uma das respostas da Educação 4.0 passa pela formação de alunos cidadãos e com senso crítico, já que "os processos de mudanças na sociedade e na educação são síncronos. O ato educativo é um ato político", completa.

Um dos tópicos debatidos é a necessidade de transformar dados e informação em conhecimento. Além disso, os professores também pensarão em como adaptar as práticas de ensino a uma geração que está com o celular na mão, com uma infinidade de dados à disposição e preparados para questionar o que é ensinado em sala de aula.

Logo na primeira palestra, foi discutido o público de interesse deste novo modelo educacional: os jovens nascidos no século XXI. “Eu vejo que os alunos vivem uma insegurança muito grande nos últimos semestres, principalmente esses alunos que chegaram, porque há dois, três semestres, nós recebemos os alunos do século 21, que são os alunos que nasceram no ano 2001. Os professores, por sua vez, vivem um momento de vertigem, porque nós não estamos preparados, não nascemos nessa era, então para nós é um grande desafio, porque nós temos um conhecimento e uma sabedoria que os alunos não têm, mas temos que aprender também novas formas de ensinar", declara a coordenadora de Apoio Pedagógico da UPM, Ana Lúcia de Souza Lopes.

O reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, afirma que o evento é uma oportunidade para que professores e coordenadores possam renovar a prática pedagógica, com um olhar focado no futuro. “Nós temos experimentado uma dinâmica crescente do conhecimento científico e tecnológico que demanda outras formas de atuação do profissional na sociedade e nós temos que pensar no futuro. Refletir sobre a educação 4.0 é pensar inclusive em profissões e atuações profissionais que sequer foram ainda implantadas”, diz.

Além do aspecto acadêmico, a SPP também é uma oportunidade para que alguns professores se conheçam, se reencontrem e tenham um momento de confraternização. “Quando a gente vem para semana pedagógica, vem com a perspectiva de aprender com o outro, revisar procedimentos que os professores adotam de ensino-aprendizagem”, declarou o vice-reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

O chanceler do Mackenzie, Davi Charles Gomes, recebeu os professores na solenidade de abertura, dizendo que eles são “a ponta da lança” da Universidade, já que estão à frente do principal objetivo do Mackenzie, que é o ensino. Em sua palavra, Gomes desejou que os professores tenham sabedoria para lidar com as novas práticas pedagógicas exigidas pela modernidade.

Autoridades presentes na mesa de abertura: José Inácio Ramos, presidente do IPM; Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM; Marco Tullio de Castro Vasconcelos, vice-reitor da UPM; Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie; Marili Moreira da Silva Vieira, pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos; Jorge Alexandre Onoda Pessanha, pró-reitor de Extensão e Educação Continuada; Paulo Batista Lopes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Cleverson Pereira de Almeida, secretário dos Conselhos Superiores e de Controle Acadêmico; Ana Lúcia de Souza Lopes, coordenadora de Apoio Pedagógico.