Aula Inaugural do Lato Sensu discute sobre prosperidade em um mundo em constante transformação

Compartilhe nas Redes Sociais
Evento reuniu alunos, professores da pós-graduação, além de convidados

02.09.2025 Universidade

Nicolly Alves


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, no dia 21 de agosto, uma Aula Magna de acolhimento aos estudantes da Pós-Graduação Lato Sensu, promovida pela Coordenadoria de Cursos de Especialização (CCEP). O evento aconteceu no auditório Escola Americana, campus Higienópolis, e contou com a presença alunos, professores e convidados.

O destaque foi a palestra moderada pelo professor Adilson Caldeira e ministrada por Alberto Roitman, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos (AAPSA) e mestrando em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela UPM. Com o tema Como prosperar em um mundo em constante transformação, Roitman trouxe reflexões pautadas em tópicos discutidos no Fórum Econômico Mundial, compartilhando perspectivas sobre os desafios emergentes e tendências que impactam a formação e a carreira atualmente.

“Produzam conteúdo, usem o conteúdo, conversem com os colegas de vocês, se projetem como autoridades nos mais variados ramos que vocês puderem e mais do que tudo isso, amem as pessoas, olhem nos olhos delas, deixem sempre uma mensagem de amor, uma mensagem de carinho, algo que possa fazer com que as pessoas se abracem e consigam enxergar valor, porque tudo muda o tempo todo”, instruiu o palestrante. 

Além disso, Alberto Roitman também falou sobre a importância de construir seu próprio repertório, algo fundamental para fortalecer a confiança do profissional, e ainda abordou as perspectivas de trabalho e o impacto entre jovens e idosos no mundo.

“O mundo vem se transformando rapidamente, não sabemos como essas questões podem ser transformadas com o tempo e no espaço, é complexo dizer, porque existem muitas variáveis”, destacou.  

Ainda na abertura institucional foi realizado um momento de devocional com o reverendo Bruno Borges e saudações do coordenador da CCEP, Adilson Aderito, e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida.

O pró-reitor - que na ocasião representava o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos - expressou alegria em receber os alunos do Lato Sensu e desejou: “que você se sinta muito bem-vindo e muito bem acolhido nessa escola, que usufrua muito desse espaço, sinta-se absolutamente em sua casa.”

Já Adilson Aderito reforçou a importância dos laços criados entre os estudantes. “Vocês começam uma jornada no Lato Sensu e nosso desejo é que vocês ganhem conhecimento e transformem muito o ambiente das empresas em que vocês atuam. Que vocês consigam receber o conhecimento, mas não somente isso, trocar o conhecimento entre vocês para que a nossa sociedade seja transformada pelo toque daquilo que vocês vão receber”, destacou.