Ônibus da saúde realiza exames ocupacionais para os colaboradores do Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
Ação garante prevenção e facilita o acesso aos procedimentos exigidos para grupos de risco ocupacional

19.08.2025 Saúde e Bem-Estar


No dia 15 de agosto, sexta-feira, o campus Higienópolis do Mackenzie recebeu o Ônibus da Saúde para uma ação voltada ao bem-estar dos colaboradores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). A iniciativa, organizada pelo Serviço Médico, ofereceu exames essenciais para trabalhadores inseridos em grupos de risco ocupacional.

Todos os anos, o veículo é disponibilizado para facilitar a coleta de exames obrigatórios previstos nas normas do Ministério da Saúde. “Temos, no ônibus, vários espaços exclusivos que não conseguiríamos instalar no centro médico, como área de raio-X, coleta de sangue e exame de espirometria. Todos são realizados de acordo com o risco ocupacional ao qual o colaborador está exposto”, explicou a médica responsável, Marisa Piragibe.

O público-alvo da ação inclui colaboradores com riscos ocupacionais que necessitem de exames físicos, químicos e biológicos e precisam passar anualmente por avaliações como coleta de sangue, audiometria e outros exames complementares. O objetivo é prevenir doenças e minimizar a ausência dos colaboradores, já que todos os procedimentos são feitos no mesmo local e horário.

Segundo Gisele Wey, enfermeira do trabalho, a ação é parte importante do acompanhamento da saúde dos colaboradores do IPM. “Após a realização dos exames, quando os resultados chegam, convocamos novamente para que passem por consultas periódicas com os médicos. É um trabalho que protege a saúde e pode identificar precocemente sinais de problemas”, destacou.

Ela ainda explica que as consultas periódicas servem para avaliar a saúde do trabalhador ao longo do tempo, identificando precocemente possíveis alterações ou doenças relacionadas ao trabalho, além de verificar a aptidão do colaboradores para suas funções. “Esses exames são importantes para a saúde do trabalhador e para a empresa, auxiliando na prevenção de doenças ocupacionais e garantindo um ambiente de trabalho mais seguro”, finalizou.