O Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizará a décima primeira edição do Fórum de Aprendizagem Transformadora. O evento, que ocorrerá nos dias 31 de julho e 1° de agosto de 2025, terá como tema “Aprender e Transformar: A Educação Superior na Era da Hiperconectividade”, sugerido pela própria comunidade acadêmica. A programação conta com palestras, workshops e um Ideathon.
“Esperamos, com o evento, discutir estratégias para minimizar a interferência negativa que o uso inadequado do celular pode causar nos processos de ensino e aprendizagem na educação superior”, comentou a Coordenadora Geral do CEAT, Profa. Dra. Suelene Silva Piva.
As palestras tratarão do impacto da hiperconectividade na educação superior, explorando temas como os desafios e as possibilidades que ela traz para a formação cidadã e a atuação docente. As especificidades geracionais do atual perfil universitário também serão destaque. Serão debatidas questões como a segurança, ética e cidadania digital, e a construção de parcerias pedagógicas entre professores e alunos, reforçando o papel que as instituições de ensino têm na orientação dos estudantes quanto ao uso consciente da tecnologia.
Os workshops também abordarão uma diversidade de temas relacionados aos desafios contemporâneos do ensino superior. Em diálogo com o tema desta edição, as questões geracionais terão espaço por meio das formações “Neurodesenvolvimento Intergeracional: Compreendendo Diferenças Cognitivas entre Gerações e Impactos na Saúde Mental de Estudantes” e “Concorrer com Batalha Naval era fácil; quero ver com YouTube, TikTok e Instagram".
Serão exploradas as práticas avaliativas mais formativas e centradas na aprendizagem, como em “Aprendendo com a avaliação: os benefícios da Avaliação Mediadora”, assim como estratégias de engajamento em “Experiências Lúdicas e Promoção da Aprendizagem e Level Up na Educação: Gamifique com IA Generativa”. Questões relacionadas à diversidade também estarão presentes, com destaque para “Inclusão, Neurodiversidade e Desafios com Deficiências Psicossociais no Ensino Superior”. A incorporação crítica das tecnologias emergentes aparece em workshops como “IA na Prática Docente e IA Generativa na Pesquisa Acadêmica”.
Ainda, serão ofertadas oficinas voltadas às abordagens inovadoras como o Design Thinking para o ensino projetual, o uso da comunicação não violenta em sala de aula e até práticas artísticas em “Do Digital ao Artesanal: Monotipias em Gelatina”.
A Abertura Institucional acontecerá no Auditório Ruy Barbosa, no dia 31 de julho, às 9 horas da manhã, no campus Higienópolis.
Para conferir a programação completa e realizar sua inscrição, acesse:
https://www.mackenzie.br/eventos/universidade/2025/xi-forum-aprendizagem-transformadora
![MackSTRL [MackSTRL]](https://www.mackenzie.br/fileadmin/user_upload/topo_logo_ceat.png)
