2022 - Ana Gabriela Alessandra Torres - Psicologia


Creio que uma das partes mais complicadas de meu processo foi obter o visto de estudante. A demora do Consulado Português para enviar o visto após o envio de meus documentos foi grande, fazendo com que eu perdesse duas semanas de aula e tivesse que adiar a passagem algumas vezes. É algo que de fato deve ser planejado com antecedência.

Ao chegar em Porto (em Portugal), estranhei a linguagem, pois apesar de ser a mesma, o sotaque faz parecer com que seja uma língua diferente. É necessário um certo tempo para acostumar.

Minha acomodação foi em uma residência estudantil, chamada LIV. Esse foi um ponto que adorei da mobilidade. Vindo ao intercâmbio sozinha, o fato de morar com vários jovens de diversas partes do mundo facilitou muito a aproximação à amizades. Além de uma estrutura muito boa.

Achei os valores em Porto bem acessíveis, principalmente quando se dedica a isso. Eu evitei gastar muito além do necessário, comendo sempre em casa por exemplo, pois meu foco era economizar para gastar dinheiro com viagens. Viajei muito enquanto aqui. Existem empresas de avião low coast que permitem ir a outros países de forma muito mais barata, além de o tempo de voo que é muito curto. Foi uma das partes que mais amei da mobilidade. A possibilidade de conhecer diversos lugares caso se proponha a se organizar para isso.

Compartilhe nas Redes Sociais