03.01.2023

Comunicação - Marketing Mackenzie


Solicitação do visto:

A entrada na Argentina para Brasileiros é permitida com a apresentação do RG ou passaporte sem necessidade de visto. Porém, se a estadia ultrapassar os noventa dias, será necessário retirar um visto de estudante. Após 60 dias após a chegada ao país, o estudante deve retirar o DNI (Documento Nacional de Identidade) para estrangeiros

Procedimento:

O visto deve ser solicitado pessoalmente pelo interessado com antecedência em relação ao início dos estudos no Consulado Geral da Argentina, com:

  1. Passaporte válido pelo mínimo de 6 meses após a data de chegada ao país e com pelo menos duas páginas em branco disponíveis.
  2. Duas fotografias recentes 4x4, a cor, fundo branco e de frente
  3. Formulário de solicitação de visto devidamente preenchido e assinado.
  4. Cópia do plano de estudos.
  5. Comprovante da Inscrição eletrônica, caso se aplique, efetuada pela instituição acadêmica perante a Dirección Nacional de Migraciones (DNM) [Direção Nacional de Imigrações]
  6. Comprovante da Inscrição efetuada pela instituição acadêmica perante o Registro Nacional Único de Requirentes de Extranjeros (RENURE) [Registro Nacional Único de Solicitantes de Estrangeiros]
  7. Comprovação de condições econômicas para sustentar a estadia e os estudos (A autoridade consular Argentina pode solicitar extrato da conta bancária, cartões de crédito e outras documentações)
  8. No caso de estadia que exceda seis meses: a) certificado de antecedentes criminais emitido por autoridade competente dos países onde tenha residido por mais de 1 ano nos últimos 3 anos; e b) compromisso de dizer a verdade ou declaração juramentada de carência de antecedentes criminais em outros países, assinada perante cônsul argentino.

Além disso, o interessado deverá realizar a entrevista consular.

 

Importante ressaltar que o aluno deverá confirmar todas as informações com o consulado e a sua universidade escolhida para a mobilidade ao entrar com o pedido de visto.

 

Residência:

A residência temporária é a permissão de permanecer no país outorgada pelo Estado Argentino por um período limitado no país, válida durante 1 ano e prorrogável pelo mesmo período. Para conseguir a licença de residência temporária (MERCOSUL) como estudante, o solicitante irá precisar:

  1. Documento de identidade, Passaporte ou Certificado de Nacionalidade
  2. Certidão de nascimento e declaração de Estado Civil.
  3. Certificado de antecedentes criminais emitido por autoridade competente dos países onde tenha residido por mais de 1 ano nos últimos 3 anos
  4. Certificado que prove que no solicite não possui condenações anteriores ou está implicado em um processo penal em progresso emitido por autoridade competente dos países onde tenha residido por mais de 1 ano nos últimos 3 anos
  5. Selo de entrada ao país no documento de viagem.
  6. Comprovante de residência no país.
  7. Comprovante de matrícula

Procedimento:

  1. Faça a solicitação por meio do sistema RadEx
  2. O cadastro realizado nesse sistema irá permitir que você interaja com o departamento de Migrações da Argentina, sendo possível realizar o processo online caso esteja localizado dentro do território argentino.
  3. Pague a taxa de do processo (1000,00 Pesos Argentinos).

 

Solicitação do Documento de identidadeDNI:

Caso a permanência exceda os seis meses, o interessado deve solicitar o Documento Nacional de Identidad (DNI) [Documento Nacional de Identidade] com a residência temporária ou permanente emitida pela Dirección Nacional de Migraciones. [Direção Nacional de Imigrações]. O documento tem vigência de 5 anos.

Procedimento:

  1. Escolher o Registro Civil mais próximo de sua residência no país ou agendar um horário em um Centro de Documentação Renaper através deste link.
  2. Se apresente no escritório escolhido no horário agendado.
  3. Guarde o comprovante de seu atendimento e dê seguimento no processo através deste link.
  4. Retire seu DNI utilizando o comprovante do atendimento no escritório, ou receba-o via correio com o comprovante em mãos.

O procedimento é gratuito.

Custo de vida:

O custo de vida do aluno depende muito das preferencias e costumes de cada aluno, além dos fatores como a cidade em que vai morar e a acomodação. Em média, o custo mensal na Argentina em média, sem aluguel, para uma única pessoa é: 67237,24 ARS  

Alojamento (Quarto Compartilhado)

28575,83 ARS

Alimentação:

20171,17 ARS

Transporte:

5042,79 ARS

Miscelânea:

13447,45 ARS

Total:

67237,24 ARS

 

IMPORTANTE: Os valores mencionados acima consideram depoimentos dos alunos e levantamentos feitos pela COI. No entanto, a situação financeira de cada país, as taxas de câmbio e as políticas de gerenciamento financeiro de cada instituição podem ser alteradas. Desta forma, as informações deste item devem ser consideradas como uma ideia geral sobre as despesas durante a mobilidade e não como informação final. Isto é, o aluno deve confirmar junto à IES os custos que terá durante a mobilidade.

 

 

Plano de Saúde:

As Universidades costumam exigir um seguro de saúde para seus estudantes internacionais que inclua a repatriação de restos mortais e cobertura contra COVID-19.

 

Hospedagem:

A Universidad de Congreso oferece auxílio para encontrar alojamento, por meio deste link.

A Universidad Nacional de Cordoba não possui alojamento universitário, mas oferece auxílio para encontrar alojamento em:

  1. Casas de famílias argentinas: o estudante recebe roupa de cama, duas refeições diárias (café da manhã e jantar), acesso ao banheiro, internet, outras facilidades etc.
  2. Em residências privadas com serviço de quarto (individual/compartilhado), banheiro (individual/compartilhado), cozinha compartilhada, TV a cabo (nas áreas comuns, Wi-Fi etc.

Mais informações aqui.

Algumas opções de portais de hospedagem:

A HousingAnywhere tem parceria com mais de 170 universidades em 65 países para ajudar seus alunos a encontrar acomodação no exterior. Além disso, eles incentivam os alunos a sublocar seus quartos e apartamentos para os alunos que chegam enquanto eles estão fora.

O site CompartoApto posta anúncios de apartamentos compartilhados para aluguel em mais de 20 países, vistoriando cada um dos locais publicados e facilitando o processo de encontrar moradia.

 

Trabalho remunerado:

Os possuidores de visto de estudante não podem trabalhar na Argentina.  

 

Informações adicionais:

Segue a lista das universidades com mobilidade acadêmica:

  • Universidad Católica de Córdoba
  • Universidad Nacional de Córdoba
  • Universidad de Buenos Aires
  • Universidad de Congresso

 

*Informações obtidas em 30.11.2022