Universidade

Reunião do Conselho Universitário celebra 70 anos da Universidade Mackenzie

Data foi escolhida no aniversário da primeira reunião do conselho

15.03.202212h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reunião do Conselho Universitário celebra 70 anos da Universidade Mackenzie

O Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) se reuniu na última sexta-feira, 11 de março, no campus Higienópolis, para celebrar 70 anos da realização da primeira reunião do CONSU, que firmou a fundação da UPM. O encontro contou com a participação dos membros do conselho e com a presença de autoridades mackenzistas. 

“Estamos aqui adicionando elementos para os historiadores, que vão poder coletar nos nossos registros e nossas atas, este momento de reconhecimento da obra e da graça de Deus sobre a vida da UPM e sobre as nossas vidas após a pandemia”, celebrou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ao iniciar os trabalhos realizados na reunião. 

Presente no evento, o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, realizou uma devocional sobre a importância de se trabalhar em equipe, com a partilha de funções, visando o crescimento de algo maior. “Essa instituição não seria o que é hoje se várias pessoas não tivessem se juntado aos líderes da Universidade. Não é bom quando um só faz tudo. É Presbiteriano fazer o trabalho de forma coletiva”, declarou o chanceler.

O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas, celebrou a realização da reunião em uma data tão significativa. “É um dia histórico pelo valor do que os nossos antepassados construíram em nossa instituição. É uma magnífica história construída, somos herdeiros de excelência, de tradição e inovação. Mas também somos herdeiros de uma cosmovisão que considera as ciências divinas e as ciências humanas”, afirmou o pastor, participando de forma on-line. 

Já o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, que também estava participando forma on-line, desejou que a UPM siga contribuindo com melhorias na sociedade brasileira. “Vamos contribuir para nosso país, estado e cidade, queremos continuar oferecendo o que sempre oferecemos desde o início de nossa história, com aquilo que marcou a tradição desta instituição até hoje. Queremos olhar para o começo e continuar trabalhando para o bem do nosso povo e da nossa instituição”, celebrou. 

No dia 11 de março de 1952, o Conselho Universitário esteve junto para sua primeira reunião, então presidida por Henrique Pegado, primeiro reitor da UPM. No encontro de 2022, foi lida a ata daquele encontro, com a entrega do livro de atas para que o chanceler levasse para o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM). 

“Quando a gente lê a ata daquela sessão, a primeira com a posse do novo reitor, com as pessoas que foram eleitas, a gente conhece a história e podemos olhar para trás e ver uma trajetória belíssima da instituição Mackenzie em 70 anos, como Universidade”, declarou o reitor da UPM. 

Fazem parte do CONSU, além do reitor e do chanceler, os pró-reitores, os diretores da Unidades Acadêmicas, representantes da comunidade e docentes representantes das Congregações das Unidades Acadêmicas. 

“Ter um conselho universitário aqui celebrando, quase como foi feito 70 anos atrás, é o momento de agradecer a Deus pela oportunidade que tem dado ao Mackenzie e a nós, que estamos vivos aqui, deixar um registro histórico para as futuras gerações para que elas possam encontrar nos vídeos, nos áudios, nas atas, nas fotografias, na memória de quem aqui estiver, porque vão contar tudo de bom que Deus tem feito pelo Mackenzie”, encerrou o Marco Tullio.

Na reunião de sexta-feira, estiveram presentes: os membros do Conselho Deliberativo do Mackenzie, Mauricio Melo de Meneses e Nehemias Curvelo Pereira; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello de Souza Pinto; e pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior.


Related News