Universidade

Ministro discute ações governamentais para estímulo do empreendedorismo

Márcio França esteve no Mackenzie para debate da pós-graduação

16.11.202313h21 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ministro discute ações governamentais para estímulo do empreendedorismo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu nesta segunda-feira, 13 de novembro, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, para uma palestra com o tema Estratégias e desafios para o desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro. O evento foi realizado no auditório MackGraphe, no campus Higienópolis.

“Os pequenos empresários não têm tanto suporte, principalmente nas questões de tributos, então foi criado essa pasta para dar voz a essas pequenas empresas”, explicou França no começo de sua palestra.

O ministro apresentou dados que mostra que 92% das empresas no Brasil são consideradas micro ou pequenas e microempreendedores individuais, os chamados MEI. “Muitos têm antipatia com o governo, pois associam governo com cobrança de imposto. Então precisamos mudar essa visão e fornecer outros aparatos para esse empreendedor”, declarou.

A palestra do ministro foi um convite do programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Para Márcio França, é necessário criar um ambiente propício para que pequenos empresários possam se desenvolver e crescer. Para isso, o Ministério cria ações para mapear as necessidades desse grupo e então prestar o suporte necessário, como por exemplo, o fornecimento de linhas de crédito especiais.

“Quando você faz empréstimo para pessoas que empreendem, você tem uma preocupação de ajudar as pessoas e orientar na utilização desses recursos, pois ele não deixa de ser público”, declarou.

França também apresentou algumas medidas que devem ser implementadas pelo Ministério, que visam auxiliar os MEI e as pequenas e microempresas, como a reativação do Fórum Permanente de MPE's além de criar uma estratégia de empreendedorismo feminino.

O diretor do CCSA, Cláudio Parisi, celebrou a presença do ministro, já que o empreendedorismo é uma disciplina importante para o Mackenzie. “É um tema muito caro para nós, é tema transversal dos nossos cursos e foco de diversas formações. Por isso, é extremamente importante recebê-lo, para que tenhamos uma noção do que está por vir nessa área nos próximos anos”, destacou.

Para o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini, a discussão com o ministro seria de um tema vital para o desenvolvimento do país. “O empreendedorismo é quem sustenta o Estado e precisamos de bons empreendedores em nosso país. Precisamos estimular o empreendedorismo, despertar o perfil desde o começo da vida das pessoas. É um desafio muito grande para nosso país”, finalizou.