Capas dos livros lançados
Nossos Talentos

Evento marca lançamento da sequência dos livros da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

Obras debatem a história e a importância da instituição para capital paulista

15.10.202115h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Evento marca lançamento da sequência dos livros da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

A Editora Mackenzie, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu, no dia 14 de outubro, o lançamento de quatro livros em celebração aos 150 anos do Mackenzie. O evento foi transmitido de forma on-line pelo canal no YouTube da TV Mackenzie. Para assistir, basta acessar aqui.

Três livros fazem parte da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, organizados pelos professores da UPM e que tratam sobre a influência do Mackenzie na capital paulista em diversas áreas do conhecimento. Comunicação e Letras, organizado pelos professores do Centro de Comunicação e Letras (CCL), André Cioli Taborda Santoro, José Alves Trigo, Marcos Nepomuceno Duarte e Osvaldo Takaoki Hattori; Arte e Cultura, organizado pelo professor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), Marcos Rizolli; e Religião e Confessionalidade, organizado pelo professor do CEFT, Mário Sérgio Batista.

Além disso, também foi lançado o livro Às ciências divinas e humanas: a Escola Americana, o Mackenzie College e o Instituto Mackenzie– dos primórdios aos dias atuais, em que professor de Teologia Histórica e historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Alderi Souza de Matos, perpassa toda a trajetória da Instituição, desde a pioneira Escola Americana, passando pelo período do Mackenzie College, até se tornar o Instituto Presbiteriano Mackenzie, nos dias atuais.

 

 

 

 

“Nós podemos resumir os 150 anos em três únicas palavras para representar o passado, presente e futuro: gratidão, trabalho, esperança”, afirmou o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro Silva.

 

 

 

 

 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Pereira Caldas, as palavras que não são escritas correm o risco de serem esquecidas, e por isso é importante o lançamento dos livros. “O momento que estamos comemorando, o lançamento dos livros, resulta de fatos registrados, escritos, preservados em documento, facilitam a leitura da história”, destacou ele. 

“O Mackenzie além de ter excelência no ensino, certamente deseja fazê-lo dando a conotação fundamental e intransferível daquilo que cremos e da maneira como vemos o mundo. Este é o nosso diferencial e isso é o que faz a instituição há 150 anos ser o que nós conhecemos hoje”, pontuou o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, expressando o desejo de que as obras inspirem as próximas gerações. 

De acordo com o presidente do IPM, Milton Flávio Moura, grande parte da história de São Paulo é vivida de maneira conjunta com a do Mackenzie. E, para ele, o que é bonito de ver ao longo desses anos é que o prisma pelo qual o Mackenzie viveu foi o da confessionalidade e isso fez muita diferença.

 

 

 

 

“Esses 150 anos marcaram a história de São Paulo e o que a gente espera é que isso continue sendo uma verdade para o nosso estado e não somente para cá, pois o Mackenzie cresceu e hoje faz história no Brasil. Que venham os próximos anos”, pontuou o presidente do IPM.

 

 

 

 

 

“Destacar também que tudo que foi construído exigiu muito esforço, mas apesar de qualquer situação que aconteceu na cidade, como guerras, crises, problemas em geral, o Mackenzie passou por tudo isso e completa 150 anos. E tudo está registrado, basta ler e entender um pouco dessa história”, finalizou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Sobre os livros: 

A obra Comunicação e Letras discute as mudanças pelas quais a cidade de São Paulo passou sob a perspectiva das diferentes publicações que o Mackenzie patrocinou ou editou nos seus 150 anos. 

O livro Arte e Cultura apresenta textos relativos aos eixos temáticos de memória, patrimônio e ação, e discutem as históricas relações entre o Mackenzie e a cidade de São Paulo.

Religião e Confessionalidade objetiva mostrar que a construção e a sedimentação da identidade confessional do Mackenzie estão presentes desde a sua fundação, em 1870, quando os missionários presbiterianos, Mary Ann Annesley Chamberlain e George Chamberlain, chegaram à cidade de São Paulo.

A história da obra Às ciências divinas e humanas: a Escola Americana, o Mackenzie College e o Instituto Mackenzie – dos primórdios aos dias atuais é contada tomando por base as três grandes fases da trajetória institucional: a Escola Americana (1870-1890), o Mackenzie College (1890-1940) e o Instituto Presbiteriano Mackenzie (1940-2020). Um momento de singular interesse foi a nacionalização da entidade, isto é, a doação do patrimônio pela Igreja Presbiteriana estadunidense à igreja brasileira, no início dos anos 1960.