Nadador treinando em piscina olímpica.
Nossos Talentos

Estudantes de Direito do Mackenzie Brasília participam de torneio internacional de natação

Atletas recuperam ritmo forte de treinos para os jogos de Paris 2024

28.03.202217h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudantes de Direito do Mackenzie Brasília participam de torneio internacional de natação

Os atletas paralímpicos de natação e graduandos do curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), Élcio Cunha Pimenta, de 19 anos, e Catarina Martins Machado, de 18 anos, retomaram a intensa agenda de treinos, dando continuidade à preparação para Paris 2024. Ambos estiveram em Lignano Sabbiadoro, comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, para a disputa do Swimming World Series, entre os dias 11 e 13 de março. A competição foi disputada na piscina coberta de 50 metros do Bella Italia EFA Village.

Catarina completou a categoria “Absoluto” (sem distinção de idade) em 3º lugar nos 100 metros peito (SB8) e 8º nos 50 metros livres (S9) e nos 100 metros livres (S9). A classe S9 é para atletas com lesão na medula próximo ao S1, pólio com restrição em uma das pernas, amputação na região acima do joelho ou amputação abaixo do cotovelo. Já a SB8 refere-se ao nado peito para competidores com lesão abaixo da L4, amputação acima dos dois joelhos, amputação das duas mãos e diplegia leve.

“O resultado das provas não foram os melhores, mas foram esperados pelo período de treinamento (bloco de força). O que me surpreendeu foi o nível da competição e participar das finais de jovens. Ver a piscina cheia, com diversos medalhistas de Tokyo, atletas de várias partes do mundo e com certo nível de natação internacional foi muito mais profissional. Competir contra as melhores atletas multiclasse com idades parecidas com a minha, também foi diferente do que eu estou acostumada no esporte paralímpico, que, geralmente, no Brasil, a minha rivalidade fica só com atletas mais velhas”, disse a nadadora. 

No multiclasse, Catarina ficou em 5º lugar nas provas de 50 e 100 metros livres e em 4º no SB8. Essa categoria mistura atletas de todas as classes da natação paralímpica, do S1 ao S14. O esporte tem dez categorias para deficiências físicas, três para visuais e uma para deficiências intelectuais. Nos casos das deficiências físicas e visuais, quanto maior a numeração (S8, S9, S10 ou S13, por exemplo) menor o grau de comprometimento.

“Para mim, a competição foi uma confirmação de que tenho natação para o nível internacional, mas que, embora esteja no caminho certo, preciso treinar mais pra estar entre as melhores. Foi também uma forma de abrir a visão de rivalidade para fora do Brasil, um bom preparo para Paris 2024. O foco do semestre será a seletiva para o mundial deste ano e estabelecer um novo recorde brasileiro, com as principais provas sendo o 50 metros livre e o 100 metros peito”, complementou.

Élcio, na classe S11, alcançou o 5º lugar nos 100 metros peito e nos 400 metros livres e o 8º  nos 50 metros livres e nos 100 metros livres. “Eu não nadei bem, não foi uma competição na qual eu fiz os melhores tempos da minha vida, porém tudo isso estava dentro do esperado. Eu e minha comissão técnica já havíamos calculado isso, até porque estamos em uma fase de treinamento muito forte, que chamamos de bloco de força, com uma série bastante intensa. Essa competição não era o objetivo, ela era um meio para que cheguemos bem à seletiva do mundial, daqui a alguns dias. Então, não fazia sentido nem estar 100% para essa competição na Itália”, explicou o atleta. 

A etapa da World Series de Lignano Sabbiadoro contou com quase 400 nadadores inscritos de 38 países, com as ausências forçadas da Ucrânia e Rússia e Bielorrússia, interrompidas pela organização de acordo com as diretrizes fornecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Lignano Sabbiadoro perde apenas para a etapa de Berlim em número de participantes. A Itália é, obviamente, a maior equipe com 54 nadadores, seguida pelo Brasil (41) e México (18).

A seletiva para o mundial, que ocorrerá na Ilha da Madeira, em Portugal, no mês de junho, será realizada durante o Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica. A primeira etapa do nacional está marcada para o final de semana de 31 de março a 2 de abril e a segunda etapa de 8 de abril a 10 de abril. Ambas as etapas terão as mesmas provas. Élcio nadará os 50 metros, 100 metros e 400 metros livres, 100 metros peito e 200 metros medley, na primeira data, e 50 metros, 100 metros e 400 metros livres e costas na segunda. Já Catarina nadará, em ambos os eventos, 100 metros e 50 metros livres, 50 metros e 100 metros peito e 50 metros borboleta.