Na foto temos um notebook com a tela aberta em uma videoconferência
Atualidades

Direito do Mackenzie participa do Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas

Docentes comentam relevância da participação no evento

23.09.202117h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Direito do Mackenzie participa do Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas

O Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas acontece anualmente e reúne professores e pesquisadores para debater metodologias de ensino por meio de atividades clínicas. Neste ano, a quinta edição do evento foi sediado pela Universidade Católica de Pernambuco (UniCap) e aconteceu entre os dias 8 e 10 de setembro, com a presença de três clínicas registradas na Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sendo elas: Arsenal da Esperança, “Street Law”: educação para a Justiça e  UniBairro. 

O evento ocorreu de forma virtual e contou com workshops, Sessões Temáticas (STs) e apresentação de pôsteres. Pesquisadores de Direitos Humanos analisaram as práticas pedagógicas em metodologias de Clínicas Jurídicas no país. Os professores mackenzistas Geisa Rodrigues, Regina Jorgeti, Pedro Buck, Bianca Richter, André Pagani, Lilian Pires e o docente Richard Roe, da University Law Center, estiveram envolvidos no evento. 

“Foi uma experiência enriquecedora participar do Fórum. Apresentamos a nossa metodologia em que levamos os alunos da faculdade de direito para as escolas, onde eles tratam de temas como justiça, cidadania e democracia com crianças e adolescentes”, relatou o professor da FDir, André Pegani. Para ele, poder apresentar a clínica “Educação para a Justiça” ao lado da coordenadora de extensão, professora Bianca Richter, e do professor Richard Roe, foi uma experiência excelente.

Os professores envolvidos concordam ser de extrema relevância a participação da FDir no Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas. “É um ponto importante para compartilhar como avançamos na utilização desse método, onde há participação ativa do corpo discente com desenvolvimento de diversas competências e habilidades dos discentes”, revelou a professora Lilian Pires.

A  Clínica de Orientação Jurídica Arsenal da Esperança coordenou duas sessões temáticas do evento. Uma abordou os desafios da implementação de clínicas jurídicas em instituições privadas, enquanto a outra teve como tema “A Importância das Metodologias do Ensino Clínico na Formação Discente”. 

“Nossa participação no evento reforça o caráter comunitário e, também, filantrópico do Mackenzie. A clínica de orientação jurídica permite o envolvimento dos docentes, discentes e egressos em ações que estejam além dos muros da Universidade”, afirmou a docente Regina Jorgeti. 

Para a professora Geisa Rodrigues, a atuação de docentes em Redes de Clínicas Jurídicas é fundamental e a reflexão conjunta e a troca de experiências melhor qualifica o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Também consolidamos o destaque e a relevância da nossa Instituição no cenário jurídico nacional igualmente na temática das clínicas”, ressaltou. 

Ela ainda afirmou que a metodologia clínica é uma técnica de ensino ativo, que torna o protagonismo dos estudantes mais atuante na sala de aula. “Também cria novas hipóteses de pesquisa que enriquecem a nossa abordagem. Os professores que fazem extensão também despertam nos alunos a sua responsabilidade social e dão sentido à aplicação de seus conhecimentos teóricos”, finalizou.