Foto com mackenzistas e a comitiva alemã em oficina do Mackenzie.
Atualidades

Comitiva da Universidade da Alemanha marca presença em oficina do Mackenzie

Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft tem parceria com a Universidade

26.05.202216h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Comitiva da Universidade da Alemanha marca presença em oficina do Mackenzie

A oficina REVIDRO: Criação Artística e Ação Social do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) começou no dia 10 de maio e vai até o dia 02 de junho. O projeto tem como objetivo recolher garrafas de vidro para serem reaproveitadas na elaboração de objetos de mesa, tipo tableware, em favor de uma economia criativa.

Para acompanhar a pesquisa, 3 professores e 4 alunos da Universidade Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft estão no campus Higienópolis para colaborar com o trabalho. A instituição de ensino alemã tem parceria com a UPM desde 2018 e os docentes alemães ministraram aulas durante a oficina. A programação do projeto teve conteúdos didáticos para melhor compreensão do vidro e ainda contou com atividades práticas. 

“Não é somente uma reciclagem de vidro, na verdade é uma produção para a arte. O processo é aprender a recolher o material que dá para ser utilizado e transformado em objetos de uso para casa. Além de despertar a questão da arte, você complementa a educação”, destaca a coordenadora do PPGEAHC, Rosana Schwartz.

O ateliê de vidro da UPM recebe alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Mackenzie, estudantes da universidade alemã e alunos das comunidades carentes do Centro de São Paulo para aprenderem a criar estes objetos, organizarem o recolhimento da sucata e também orientarem na construção.

Para Schwartz, a oficina é importante pois contribui para internacionalização, inserção social e o compartilhamento teórico metodológico entre universidades de países diferentes. “A importância da interação dos mackenzistas com a comitiva internacional é justamente a internacionalização, algo que a Universidade sempre incentiva os alunos buscarem. Ter essa mobilidade é também um outro caminho para a dupla titulação”, finaliza a coordenadora.

Além disso, a University of Siegen parceira do Mackenzie desde 2018, está participando do projeto "Lidando com novos espaços" junto com a UPM e a Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft, com a Secretaria Municipal de Educação e o CEU Butantã. Este projeto também está vinculado ao Capes-Prlnt do PPGEAHC da UPM.

Dignidade da Prática

O PPGEAHC da UPM, a University of Siegen e a Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft promovem o curso Dignidade da Prática que está acontecendo paralelamente com a oficina REVIDRO, e tem como objetivo entender as experiências humanas, por meio da educação, da arte e da cultura. O curso nasceu da necessidade de rever as questões vinculadas à experiência, à prática, às percepções e perspectivas dos campos da formação do professor, do arte-educador, do educador social, do educador popular, da infância e juventude e da cultura escolar e popular.