Imagem mostra uma cesta de basquete com um homem jogando a bola em direção a ela.
Esporte

Basquete: o esporte importado pelo Mackenzie

Modalidade foi trazida para o país por professor mackenzista

05.08.202115h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Basquete: o esporte importado pelo Mackenzie

O basquete surgiu nos Estados Unidos em dezembro de 1891. No Brasil não demorou muito para a modalidade chegar ao país, e o responsável foi o professor americano Augusto Shaw, convidado em 1896 para lecionar no Mackenzie College em São Paulo. Em sua bagagem, trouxe além dos livros, uma bola de basquete e a partir disso o Mackenzie se tornou o pioneiro na modalidade no Brasil, com nossos alunos sendo os primeiros a praticarem o novo esporte.

O professor Augusto Shaw teve algumas dificuldades no início para incluir o esporte no colégio brasileiro, pois muitos garotos já eram fascinados pelo futebol, então a princípio não tiveram interesse  pela nova modalidade. Já as meninas, desde o começo, se apaixonaram pelo basquete. Shaw não desistiu e com persistência mostrou que o esporte era para todos, independente do gênero, então em 1896 deu origem a equipe Mackenzie College.

Em 1912 no ginásio da rua da Quitanda n. 47, no centro do Rio de Janeiro, aconteceu o primeiro torneio de basquete no Brasil. A partir disso o esporte foi crescendo cada vez mais no país e se popularizou em diversos clubes e escolas.

Mesmo depois de tanto tempo, a relação entre Mackenzie e o basquete continua afinada. A técnica da Seleção Mackenzie de basquete feminino, Alessandra Santos de Oliveira, foi jogadora da seleção brasileira e também conquistou medalhas olímpicas. “Eu tenho vários momentos marcantes, mas primeiro a gratidão pela oportunidade oferecida de ter jogado basquete, ser campeã mundial, medalhista olímpica de prata em 1996 e de bronze em 2000 e também de ter jogado no Madison Square Garden”, aponta.

Além dela, é importante destacar que Oscar Schmidt, o maior atleta brasileiro de basquete de todos os tempos e um dos maiores do mundo, é mackenzista. Ele jogou em nossas equipes entre 1998 a 1999.

“É fundamental a valorização do esporte, pois a prática da atividade física é importante para a saúde e o desenvolvimento das pessoas e introduzir isso na infância é primordial. O Mackenzie faz essa interação com harmonia entre a parte acadêmica e o esporte desde o início de sua história, sendo um diferencial entre muitas outras instituições brasileiras”, aponta Alessandra Santos de Oliveira.

Atualmente a professora busca alunas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) para montar uma equipe e compor a seleção feminina, e convida todas após esse período pandêmico a conhecer o trabalho. “Basta ter comprometimento e responsabilidade com o grupo para se tornar uma jogadora”, finaliza.