Alunos da Apple Developer Academy | Mackenzie são contemplados no Swift Student Challenge

Aplicativos desenvolvidos foram avaliados e selecionados entre estudantes do mundo inteiro 

27.05.202216h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos da Apple Developer Academy | Mackenzie são contemplados no Swift Student Challenge

Os alunos do programa Apple Developer Academy | Mackenzie, Claudia Fiorentino Andrade e Vitor Grechi Kuninari, foram contemplados no Swift Student Challenge, programa de incentivo promovido pela Apple. O desafio proposto aos alunos foi desenvolver um aplicativo utilitário ou de jogo, com tema livre, que fosse experimentado em até três minutos com o Swift Playgrounds.  

Segundo o professor da Apple Developer Academy | Mackenzie e da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Pedro Henrique Cacique Braga, todo ano a Apple realiza um evento para desenvolvedores do mundo todo chamado WorldWide Developers Conference (WWDC). 

Simultaneamente, acontece o Swift Student Challenge, no qual os estudantes enviam os aplicativos desenvolvidos com a linguagem de programação Swift na plataforma Swift Playgrounds e são avaliados. 

Ainda de acordo com o professor Cacique, apenas 350 alunos do mundo são escolhidos e é muito gratificante ver alunos da Academy se destacando pela qualidade de seus trabalhos. “São alunos que dedicaram seu tempo para desenvolver aplicativos completamente funcionais e que podem estar na loja de aplicativos da Apple”, pontuou. 

Também foi destacado pelo professor que o conhecimento obtido dentro e fora da Academy foi aplicado com maestria pelos alunos contemplados e demais colegas que participaram do programa. “Estes alunos se destacam, não apenas pela qualidade do software desenvolvido, mas pela paixão no desenvolvimento, pelo interesse profissional e pela dedicação em sempre aprender”, concluiu. 

Um dos vencedores, Vitor Grechi Kuninari, criou um aplicativo de jogo, no qual vários asteroides e naves espaciais estão em direção a Terra e o jogador precisa destruí-los para evitar que o planeta seja atingido por eles. Sobre sua participação, Vitor falou que foi bem diferente dos anos anteriores, mas que sempre tenta fazer algo que goste e que seja um desafio, pois para ele o importante é sempre aprender. 

“Eu não estava conseguindo ter uma ideia que fosse interessante o suficiente para fazer um app legal, até que, quando faltavam dois dias para a data final das entregas, a ideia surgiu na minha cabeça e esses dois dias foram puro foco para poder executá-la. Participar do Swift Student Challenge é sempre um desafio”, disse Vitor. 

O estudante ressaltou a importância da Academy, tanto pelo lado profissional quanto pelo lado pessoal, e que ao participar do programa adquiriu conhecimento e experiências muito boas. “Foi uma surpresa ver que eu havia conseguido ser um dos ganhadores do Swift. Isso me motiva a continuar sempre ir atrás dos meus sonhos e objetivos”. 

A outra vencedora, Claudia Fiorentino Andrade, desenvolveu um aplicativo chamado Drawing with me, que foi inspirado em sua prima que sempre pedia sua ajuda para desenhar. O usuário escolhe uma parte do rosto que deseja aprender a desenhar, como olhos, nariz, boca ou cabeça, e acessa um tutorial com instruções que garantem a simetria e facilita a criação do desenho. Por fim, é possível aplicar os passos anteriores e desenhar no próprio aplicativo. 

Segundo Claudia Andrade, participar do Swift Student Challenge foi uma experiência incrível e colocou à prova seus conhecimentos técnicos e sua criatividade. “Por aplicar sobre uma temática que tenho bastante afinidade, me senti ainda mais motivada a entregar algo completo e diferente”, falou a aluna.  

Sobre ser contemplada em uma premiação com estudantes do mundo inteiro, a estudante disse que se sente orgulhosa com o reconhecimento e motivada a continuar aprimorando seu aplicativo. “A Academy trouxe uma visão totalmente diferente para minha vida acadêmica. Em pouco tempo, consegui aprimorar competências pessoais e profissionais, além de ter uma noção muito maior do mercado de trabalho e do meu futuro nele”, completou.