
10.11.2025
No dia 06 de novembro, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) foi espaço do lançamento do novo livro “Arquitetura e Urbanismo: Um Percurso Coletivo”, da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Nadia Somekh.
No livro, a autora compartilha mais de cinco décadas de experiência no campo e traça uma análise profunda sobre o papel de arquitetos e urbanistas na promoção de cidades mais justas. “Nós precisamos sair na rua e mostrar para a sociedade, nesses tempos de mudanças climáticas, que o nosso ofício é muito importante para a resolução de problemas nas cidades”, relatou.
Dividida em duas partes, a obra revisita a trajetória de Somekh, bem como artigos assinados ou co-assinados durante o seu período como presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), que abordam temas como moradia digna, políticas públicas habitacionais e equidade de gênero. A professora disse que a ideia para o livro surgiu na época em que realizou o pós-doutorado, com a sugestão de seu supervisor para que ela fizesse um relato de toda sua carreira. “Realizei e atualizei meu percurso, porque do início até agora eu me transformei muito”, disse Nadia Somekh.
A professora da FAU destacou a profunda lição que aprendeu durante a escrita desse livro: os arquitetos ainda têm muito trabalho pela frente, pois existem diversas moradias precárias no Brasil feitas sem o apoio de especialistas da área. “Nós temos muito trabalho. 82% das edificações brasileiras são feitas sem arquiteto e sem engenheiro, é um campo imenso”, explicou a autora.
Durante a noite de lançamento, Nadia Somekh expressou a grande alegria que estava sentindo e as dúvidas que possui sobre o seu futuro profissional. “Estou feliz porque dediquei o livro para a minha irmã, mas eu sinto que terminei um ciclo. E agora eu estou com uma interrogação. Como é que eu vou continuar a minha vida profissional? Acredito que tem muita coisa para fazer ainda”, contou.
Estiveram presentes no evento o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Dellore; o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno; e o diretor da FAU, professor Carlos Leite.










