A busca e a manutenção de talentos qualificados tornaram-se o maior desafio de capital humano para mais de 70% das empresas brasileiras. Durante o Fórum de Discussão, realizado na última quarta-feira, 29 de julho, no auditório da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPM RIO), o professor Ricardo Soares comentou que existe demanda e também existe disponibilidade, mas infelizmente não estão se encaixando. "Dez dias é o tempo médio que os melhores profissionais permanecem disponíveis no mercado brasileiro, mas eles não estão permanecendo dentro das empresas. Além disso, está cada vez mais difícil achar talentos com o mínimo de características que um gestor espera: criativo, responsável, disposto, com atitude, entre outras", afirma Ricardo.
O especialista enfatizou que o talento raro não está associado ao profissional de alta performance, mas sim de competência, inteligência emocional, assim como a capacidade de resolução de problemas complexos; e que a abordagem tradicional de recrutamento e retenção está ultrapassada. Outro ponto que foi abordado e bem preocupante é que muitas vezes o "talento raro" é punido dentro da empresa, ainda que de forma involuntária, com mais demandas para resolver e responsabilidades por entregarem bons resultados, enquanto outros colaboradores, com menos conhecimento ou engajamento, acabam assumindo menos tarefas.
Ricardo Soares finaliza o Fórum dizendo: "Os nossos talentos raros são como borboletas. Temos que cuidar bem do nosso jardim para que ele se torne atraente e as borboletas tenham o desejo de permanecer nele".
Diante dessa escassez de profissionais talentosos, a FPM RIO oferece o MBAGestão com Pessoas e Inteligência Organizacional, para preparar os gestores em um novo mindset, saindo da armadilha de querer reter os talentos com regras rígidas, em vez de criarem ambientes onde eles queiram permanecer. O início está previsto para 12 de setembro, tem duração estimada de 12 meses, e o diferencial de certificações intermediárias modulares ao longo do curso, que potencializa o aluno em sua carreira ainda durante a sua jornada de formação. Os interessados podem se inscrever clicando aqui ou entrar em contato com o Núcleo de Novos Alunos pelo telefone: (21) 2114-5252 ou WhatsApp: (21) 2114-5280.




