Faculdades

Resolução Alternativa de Disputas é o tema do segundo episódio do Mackcast

Podcast jurídico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília está disponível gratuitamente no Spotify

29.10.202118h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Resolução Alternativa de Disputas é o tema do segundo episódio do Mackcast

Saber negociar para encontrar as melhores soluções aos envolvidos em uma situação em que interesses concorrem entre si é uma das expertises mais procuradas pelo mercado nos recém-formados profissionais de Direito. Isso porque as discussões e resoluções fora do ambiente jurídico estatal tendem a ser mais céleres e menos danosas para todas as partes envolvidas. Além disso, também ajudam a desafogar o sistema judicial, na medida em que eliminam o processo burocrático em um tribunal.

Por isso, o próximo episódio do Mackcast, podcast jurídico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (FPMB) terá como tema A Resolução Alternativa de Disputas,  com o bate-papo entre os professores de Direito da casa, Catharina Taquary Berino e Wellington Pinto. Para ouvir o diálogo basta acessar gratuitamente o canal oficial da FPMB no Spotify .

No programa, o assunto também será explorado com o intuito de despertar nos atuais e futuros operadores do Direito, o interesse em atuar neste campo profissional. Os especialistas aproveitarão a oportunidade para destacar as principais competências necessárias.

Hoje, a mediação, a conciliação e a arbitragem são os métodos de Resolução Alternativa de Disputas mais utilizados pelos operadores do Direito. A mediação pode ser entendida como uma técnica de resolução de conflitos conduzida por um mediador, que procura uma aproximação entre as partes, sugerindo, estrategicamente, soluções saudáveis para o conflito.

Já a conciliação envolve um terceiro externo à relação, que ouve as partes interessadas e coordena as possibilidades de acordo, de modo que se possa chegar a uma solução justa, evitando que o conflito se torne um litígio. Por fim, a arbitragem é um método alternativo de resolução de conflitos em que os envolvidos selecionam uma instituição particular para resolver a questão.

Mackcast

O Podcast nasceu no segundo semestre de 2021, dando continuidade à proposta da FPMB de conversar com a comunidade sobre questões importantes para o desenvolvimento social, econômico e jurídico do Brasil. Os episódios serão conduzidos por professores da instituição, com a presença eventual de convidados renomados do mercado de trabalho e da academia, para explorar os temas mais importantes e atuais do universo jurídico. O objetivo dos seis episódios em sua primeira temporada, será não só sanar dúvidas sobre os assuntos mais recentes ou ainda pouco discutidos pela opinião pública, como também destacar as questões mais relevantes para o cotidiano das empresas, dos governos e da sociedade como um todo.

"O diálogo e a troca de informação são duas das ferramentas mais caras da atualidade, justamente pelo potencial para juntas, guiarem empresas, governos e a sociedade pelos caminhos mais assertivos nos momentos de tomada de decisão. Ambos os instrumentos estão na espinha dorsal do projeto educacional da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, que tem pensado não apenas no que acontece em sala de aula, mas também em como ampliar seu rol de contribuições para a sociedade. O MackCast é um dos itens dessa lista”, explicou o diretor da FPMB, professor Mac Cartaxo.