Eventos

Professora do Mackenzie Brasília escreve obra sobre pesquisa científica aplicada no Direito

Livro é um guia para o processo de investigação acadêmica de temas jurídicos

04.05.202211h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professora do Mackenzie Brasília escreve obra sobre pesquisa científica aplicada no Direito

A coordenadora de Pós-Graduação e professora de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), Julia Maurmann Ximenes, lança, nesta quarta-feira, 04 de maio, às 19h30, na Biblioteca da FPMB, a obra A pesquisa científica aplicada no Direito, pela Editora Mackenzie. O livro tem como objetivo guiar o caminho de pesquisadores do Direito na produção e construção de conhecimento científico e na abordagem analítica essencial para a investigação de temas jurídicos.

"A pesquisa é uma prática no cotidiano dos que exercem as diferentes profissões do campo jurídico (advogados, juízes, promotores, defensores, procuradores, dentre outros). Contudo, esta pesquisa não é considerada científica – ela é instrumental e operacional. Ela busca apresentar dados que comprovem a defesa de uma causa, de uma opinião, de uma decisão definida previamente. A pesquisa científica tem outro perfil - não há “causa” a ser defendida, não há um “dever ser” a explorar", explicou a professora.

A autora é advogada, mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutora em Sociologia e pós-doutora pela Universidade da Califórnia, e pesquisadora (consultora individual) em editais do PNUD e da Unesco na área da judicialização das políticas públicas. Além do Mackenzie, também exerce a docência nos cursos de aperfeiçoamento da Escola Nacional de Administração Púbica (ENAP), no Doutorado Profissional em Políticas Públicas  e no Mestrado da mesma instituição.