Palestra do MackVIDA discutirá saúde mental na atualidade

Evento abordará questões práticas que ajudam a manter a mente sã no contexto da pandemia

16.04.202111h03 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Palestra do MackVIDA discutirá saúde mental na atualidade

O programa MackVIDA, organizado pelos professores dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizará uma palestra, no dia 22 de abril, às 15h, com o tema Promoção em saúde mental na atualidade: desafios e possibilidades. O encontro será on-line, é gratuito e será transmitido pelo YouTube.

No atual contexto de pandemia de covid-19, os casos de depressão e ansiedade têm aumentado. De acordo com pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), divulgada em maio do ano passado, o número de pessoas com depressão aumentou em 90%, já o índice de casos de ansiedade teve incremento de 71%. Dentre as causas, estão o isolamento social, que nos tirou a possibilidade de contato físico com pessoas queridas, aumentando, assim, a sensação de solidão. 

Neste contexto, o profissional da saúde deve estar preparado para lidar com pacientes nestas condições. "Torna-se necessário, assim, identificar como o sofrimento psíquico se visibiliza na atualidade e quais formas de enfrentamento podem ser adotadas com o intuito de reduzir estes agravos emocionais", explica o coordenador do MackVIDA, professor Marcelo Guimarães.

A palestra contará com a presença da professora de Psicologia da UPM, Sandra Amorim, especialista em Psicologia Hospitalar. Ela também é mestra em Ciências da Saúde, atuou em instituição hospitalar na coordenação de Serviço de Interconsulta em Saúde Mental em diversas áreas, e também em instituição psiquiátrica. Sandra é, ainda, autora de capítulos e organizadora de obras na área da Psicologia da Saúde e Psicologia Junguiana.

A moderação do encontro será feita pela professora de Psicologia da UPM, Camila Cruz Rodrigues, que conta com experiência nas áreas de: memória, aprendizagem, neuropsicologia, distúrbios do desenvolvimento, dislexia e sono.

Além de apresentar os desafios para os profissionais de saúde, o encontro do dia 22 de abril discutirá ações e atitudes que ajudam a melhorar a saúde mental dos estudantes neste período pandêmico. Participe!

Serviço
Palestra MackVIDA -  Promoção em saúde mental na atualidade: desafios e possibilidades
Data:
 22 de abril
Horário: 15h
Link para transmissão: acesse aqui