Eventos

Novas fronteiras na luta contra a corrupção no Brasil

Faculdades de Direito de Columbia e do Mackenzie reúnem especialistas para debater o tema

04.04.201916h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novas fronteiras na luta contra a corrupção no Brasil

O Centro para o Avanço das Políticas de Integridade (CAPI) da Faculdade de Direito de Columbia dos Estados Unidos e a Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizarão, em Nova York (EUA), no dia 25 de abril, um importante evento para discutir o estágio atual, as tendências e desafios no combate à corrupção no Brasil. Com a participação de renomados especialistas brasileiros e dos Estados Unidos, o encontro da parceria Columbia-Mackenzie abordará a experiência dos dois países, considerando especialmente os avanços e o futuro da Lava Jato e suas implicações internacionais.

O evento é coordenado pelo professor do Mackenzie, Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, que é também Visiting Scholar na Columbia. Entre as presenças confirmadas no encontro estão o ministro Luis Roberto Barroso do Superior Tribunal Federal (STF); o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, conhecido por cuidar dos casos envolvendo o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-Presidente Michel Temer; Gianpaolo Smanio, professor do Mackenzie e procurador geral de Justiça do estado de São Paulo; e Maurício Valeixo, diretor geral da Polícia Federal. Além disso, haverá palestras de Felipe Chiarello, diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie, e de Thiago Bottino, professor da Faculdade Getúlio Vargas do RJ.

A programação ainda oferece apresentações do professor de Columbia e juiz federal dos Estados Unidos, Jed Rakoff, que julgou o caso envolvendo a Petrobras em Nova York e é considerado uma das maiores autoridades norte-americanas no campo dos crimes empresariais e contra o sistema financeiro e dos professores da Columbia: Daniel Richman e Jennifer Rodgers, especialistas renomados mundialmente nos estudos e pesquisas envolvendo corrupção, crime organizado e questões de integridade e compliance governamental e empresarial.

Campo internacional

Por meio deste evento de grande destaque para o Brasil, o Mackenzie amplia suas atividades acadêmicas no âmbito internacional, uma vez que as questões envolvendo a luta contra a corrupção têm impacto expressivo e fundamental no investimento direto norte-americano no país. Como destaca Felipe Chiarello, “a participação do Mackenzie em Nova York, debatendo com especialistas mundiais questões da mais alta importância para o Brasil, no ensino jurídico e para os investimentos norte-americanos, mantém a posição da nossa Faculdade de Direito na vanguarda das discussões acadêmicas de um dos temas mais relevantes ao desenvolvimento econômico e social do país”.

O coordenador do evento confirma a qualidade e importância das palestras ao informar que “esta iniciativa em Nova York, com uma das mais renomadas escolas de Direito do mundo, tem o objetivo de ampliar a integração do Mackenzie com as grandes universidades norte-americanas, debatendo questões acadêmicas atuais e de enorme relevância, principalmente quando o governo brasileiro quer ampliar as relações comerciais com os Estados Unidos”, completa ele.