Ação Cidadã

Migrantes se formam em curso de profissionalização em tecnologia de nuvem

Formação é resultado da colaboração entre Mackenzie, Escola da Nuvem, AWS e Agência da ONU para as Migrações 

15.02.202410h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Migrantes se formam em curso de profissionalização em tecnologia de nuvem

Após um semestre de estudos na área de computação de nuvem (cloud computing), 20 migrantes de diversos países concluíram, em dezembro, o curso Oportunidades na Nuvem, Português e Cultura Brasileira, em cerimônia realizada no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pessoas de diversas nacionalidades, entre elas da Venezuela, Egito, Bolívia, Peru, Haiti, Afeganistão, Síria, Congo, e brasileiros obtiveram o certificado de conclusão da formação.

O curso de extensão é fruto da colaboração entre a Mackenzie, a Agência da ONU para as Migrações (OIM), Escola da Nuvem e a Amazon Web Services (AWS). Ao longo do semestre, os estudantes receberam aulas de língua portuguesa, cultura brasileira e participaram do programa AWS re/Start - treinamento em habilidades fundamentais da nuvem AWS e qualificações práticas de carreira, que preparam os alunos para funções de computação em nuvem em nível básico para operações, confiabilidade de site e apoio à infraestrutura. A iniciativa envolveu docentes e estudantes da Faculdade de Computação e Informática (FCI) e do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM.
 
Vinda da Venezuela há seis anos, uma das alunas foi Lorena, que celebrou a oportunidade de estudar em uma nova área. “Com o tempo que temos com estas novas tecnologias, não podemos ficar atrás. Gostei muito dessa experiência, aprendi muitas coisas, além da convivência com pessoas de outras nacionalidades, e a Mackenzie é uma instituição de grande qualidade”, destacou. 
 
Lorena apontou, ainda, sua vontade em recomendar a formação para outros migrantes. “É uma grande oportunidade. Eu também farei indicação para que outros também participem, porque é um bom serviço, de aprendizagem e crescimento, tanto pessoal como profissional”, concluiu.
  
Para o egípcio Mohammed, essa foi a oportunidade de começar a se inserir em uma nova área de conhecimento. “Eu nunca havia tido uma experiência de trabalhar com computação na nuvem. Foi a primeira vez, e pude aprender bastante. Existem várias outras aplicações que pudemos aprender e que ajudam a completar os estudos. Pretendo continuar a aprender ainda mais sobre essa área”, afirmou. 
 
O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, destacou que, apesar de ser uma grande oportunidade, o curso foi apenas uma primeira etapa para pessoas migrantes. “Não há nenhuma pessoa que tenha passado por um crescimento sem ter tido uma porta aberta por alguém. Não vejo como a maior oportunidade da vida de vocês, vejo como a primeira oportunidade, de uma série de portas que ainda serão abertas. O que fizemos foi prover esse começo para vocês”, adicionou.
 
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ressaltou o diferencial que a educação pode fazer na vida das pessoas e o enriquecimento proporcionado pelo intercâmbio cultural. “Educação é transformação, educação é impacto. O nosso Brasil tem uma carência muito grande de melhorias de qualidade de vida das pessoas. Então a educação, desenvolvimento tecnológico e a inovação visam tornar a vida das pessoas melhores”, completou. 
 
Para a organizadora do projeto, Maria Augusta de Mello Saraiva, responsável pelas parcerias sociais e educacionais da Escola da Nuvem, o curso só foi possível graças à colaboração de diversas organizações. “Eu acredito na educação como cerne de tudo. Podem tirar muita coisa da gente, mas não o nosso conhecimento. É um trabalho colaborativo e, trabalhando em equipe, crescemos como seres humanos”.
 
A assistente de projetos da OIM Victoria Oliveira, ressaltou a importância da formatura para um processo de empoderamento de comunidades. “"A OIM acredita que a migração é um motor de desenvolvimento, tanto para a comunidade de origem como para a de acolhida. Esse curso pode aumentar o potencial das pessoas migrantes e auxiliar seu empoderamento”, explicou.
 
“O programa AWS re/Start estabelece um cenário onde todos ganham, os indivíduos, as comunidades em que residem e nossos clientes e parceiros. O programa se concentra em conectar pessoas em situação de vulnerabilidade a oportunidades de trabalho relacionadas à computação de nuvem, gerando impacto positivo para suas realidades e fornecendo aos clientes e parceiros da AWS um meio de construir uma força de trabalho capacitada e diversificada”, comentou Tejas Vashi, líder global do AWS re/Start.
 
Estiveram presentes na formatura da UPM: o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o diretor do CCL, professor Rafael Fonseca Santos; e a diretora da FCI, professora Daniela Vieira Cunha.
A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Oportunidades – Integração no Brasil, implementado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), se somando às iniciativas que a OIM tem desenvolvido para impulsionar a integração socioeconômica da população migrante em segmentos da economia verde e da inovação.