Responsabilidade Social

Mackenzie promove lançamento do livro 'O Evangelho da Paz e o Discurso de Ódio'

Obra conta com artigo escrito pelo chanceler Robinson Grangeiro 

24.09.202113h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie promove lançamento do livro 'O Evangelho da Paz e o Discurso de Ódio'

Na quinta-feira, dia 30 de setembro, acontece o lançamento do livro O Evangelho da Paz e o Discurso de Ódio, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), localizado no prédio 1 do campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento faz parte do Ciclo de Encontro dos Professores Mackenzistas.

A obra é uma coletânea de reflexões sobre o problema da falta de paz e unidade no discurso cristão em dias de polarização e sectarismo, que se instaurou na sociedade por conta das diferenças político-ideológicas. O livro contém 12 capítulos, cada um de autoria de estudiosos das obras religiosas. Entre eles podemos citar o do Chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, que escreveu o capítulo 10, Procuram-se cristãos como Syzigos: Um apelo à concórdia, no qual reflete sobre as diferenças entre os conceitos de concórdia e discórdia, e clama aos cristãos para que sejam como Syzigo, termo que se refere a um pacificador e fiel colaborador a quem os apóstolos solicitavam auxílio. “Escrevi sobre como ser um mediador de um conflito interpessoal e ideológico sobre aspectos não fundamentais e centrais de um determinado tema atual”, conta Grangeiro.

Para Maurício Zágari, diretor editorial da GodBooks e publisher da obra, o surgimento desse conflito tem duas causas principais. “A tendência natural do ser humano para a agressividade e as estratégias bem elaboradas de pessoas que desejam explorar esse comportamento em prol de suas agendas pessoais e/ou institucionais”. Dessa forma, tem-se o cenário atual em que amigos se afastaram, familiares se ofenderam, relacionamentos foram rompidos e o ódio dominou corações.

Esse livro vem então como uma forma de resgate aos princípios cristãos. Tendo como base as diversas passagens bíblicas que conclamam a sociedade à unidade e à paz, Zágari relembra que Jesus nos chamou a ser pacificadores e não incitadores (Pv 6.16-19) e também pediu ao Pai em sua oração sacerdotal que os que viriam a crer nele vivessem em "unidade perfeita" (Jo 17.23). “Diante do entendimento desses princípios, não há como acreditar que polarizações por políticas humanas estejam acima desses princípios inegociáveis do reino de Deus”, comenta. 

A obra também possui participação de autores internacionais, como Craig L. Blomberg, que escreveu o capítulo 4 O que Jesus diria sobre a divisão pública entre cristãos?. Neste capítulo, escrito de forma inédita para o livro, Blomberg, considerado o maior especialista mundial na biografia de Jesus, o professor e teólogo estadunidense faz uma exposição, a partir da Bíblia, sobre como Jesus veria o processo de divisão e ódio manifestado entre cristãos em nossos dias, no Brasil e nos Estados Unidos. O capítulo, caminha pelo Evangelho de Mateus a fim de extrair realidades que nos permitam entender qual seria a visão de Cristo sobre o fenômeno em curso.

No evento de lançamento do livro, estarão presentes tanto Maurício Zágari quanto o Chanceler Robinson Grangeiro , Craig L. Blomberg e Marisa Lopes. E também os outros autores da obra: Andrei Venturini Martins, David Koyzis, João Felippe Cury Marinho Mathias, Daniel Guanaes, Ricardo Bitun, Leandro Bachega, Tomás Camba, Timothy Dalrymple e Davi Lago.

Serviço
Lançamento do livro O Evangelho da Paz e o Discurso de Ódio
Data:
30 de setembro
Horário: 18h
Endereço: Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Rua Itambé 143 – Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo - SP
Informações: (11) 2114-8661