Mackenzie inicia escola de Neurociências Social e Afetiva

SPSAN promove colaborações de pesquisa e conta com financiamento da FAPESP

14.08.201809h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie inicia escola de Neurociências Social e Afetiva

A Escola São Paulo de Ciências Avançadas em Neurociências Social e Afetiva (SPSAN, na sigla em inglês) foi inaugurada em grande evento organizado na Universidade Presbiteria Mackenzie (UPM), entre os dias 20 e 31 de agosto. A iniciativa é organizada pelo Laboratório de Neurociências Sociais e Cognitivas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM e financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Ao todo, serão dez dias de cursos com 50 alunos internacionais, 25 nacionais de todo Brasil e 25 do estado de São Paulo, além de seis palestrantes internacionais e seis nacionais, todos financiados integralmente pela FAPESP. O evento dará oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores de carreira inicial (no nível de pós-doutorado) de todo o mundo para fazer parte de dez dias de aprendizagem teórica e prática com o objetivo de aprofundar a compreensão da neurociência social e afetiva.

Dentre os temas abordados estão: investigação da neurociência social e afetiva por meio de equipamentos de imagem cerebral (como imagem de difusão por ressonância magnética – IRM); eletrofisiologia (Eletroencefalograma, Eletromiografia); estimulação cerebral (Estimulação magnética transcraniana); e rastreamento ocular. O objetivo desta parte do estudo é familiarizar os participantes com todos os métodos, fornecendo as informações básicas necessárias.

Na área de neurociência clínica, o evento conta com palestras sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (ASD). A investigação de cérebros de indivíduos saudáveis ​​em comparação com aqueles com diagnósticos clínicos fornece informações valiosas sobre os transtornos e os sintomas associados, os processos cerebrais atípicos podem explicar anormalidades em relação às habilidades sociais.

O evento está organizado em palestras, sessões práticas no laboratório, exposição e discussão dos trabalhos de jovens pesquisadores.

Sobre a escola

A Escola tratará de temas como processamento emocional, interação social, desenvolvimento e julgamento moral, entre outros. A SPSAN é um centro para o aprendizado cooperativo, promovendo discussões ricas e abundantes e potenciais novas colaborações de pesquisa.

Serviço

SPSAN

Data: de 20 a 31 de agosto de 2018

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Endereço: Rua Itambé, 143 – Higienópolis – São Paulo

Mais informações: http://portal.mackenzie.br/en/spsan/