Universidade

Mackenzie Campinas recebe alunos de ETEC para Hackathon

Evento premiou os 62 alunos que participaram do desafio

29.09.202212h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas recebe alunos de ETEC para Hackathon

Durante a Mackenzie Week, evento anual realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de setembro, a Instituição promoveu um desafio Hackathon. A atividade foi realizada em parceria com a empresa LogiThink.IT e com a ETEC Bento Quirino, ambas situadas em Campinas - SP.

Envolvidos com o tema Logithink 5.0: tecnologia avançada para indústria e para a vida social, os 62 estudantes da ETEC Bento precisaram unir habilidades de trabalho em grupo, criatividade e conhecimento técnico para desenvolver um aplicativo, website ou Web App que fosse um Produto Viável Mínimo (Minimum Viable Product – MVP) e, também, uma ideia criativa e que envolvesse transformação digital para tecnologia de informação.

A ação, além de uma oportunidade para a criação de soluções inovadoras, também imergiu os alunos no ambiente acadêmico, conforme destaca Massaki Igarashi, um dos organizadores e idealizadores do evento: “Uma das premissas era fazer com que os estudantes visitantes, que puderam participar de algumas das 20 oficinas e eventos paralelos, sentissem ao menos um pouquinho do que é o mundo universitário”.

Com o Hackathon, a UPM promove também uma ligação entre o mercado de trabalho e os alunos, tornando-os integrados às necessidades das empresas. Para Luiz Gustavo Neves Dias, conselheiro da Logi, a parceria é motivo de celebração. “O evento faz a gente ficar mais próximo desses novos profissionais, tendo a oportunidade de enxergar quais são os especialistas que estão sendo formados pelo mercado e eles também têm a oportunidade de entender quais são as demandas das empresas”, aponta Neves Dias, que tem sua tese reforçada por Rodrigo Granja, também conselheiro da Logi: “Além de nos ajudar a enxergar talentos, temos a possibilidade de trazer projetos do dia a dia para que alunos executem e transformem o conhecimento teórico deles em projetos reais.”

O evento contou com patrocínio da empresa LogiThink.IT e apoio de: Clube Bosh, IMA, Valverdes Serigrafia, Leila Serigrafia, Empresas Juniores e professores dos cursos de Engenharia, Administração de Empresas e Direito, do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT / Mackenzie Campinas.

As três equipes vencedoras foram premiadas pela empresa patrocinadora e receberam kits Mackenzie, mochilas Bosch e kits IMA, além de honrarias de reconhecimento a todos os participantes.

Os professores Massaki Igarashi, Geraldo Gonçalves, Larissa Ferrer, Marineide de Oliveira, Marcos do Amaral e Jorge Luiz da Paixão foram os organizadores do evento. Para garantir a gestão e o sucesso da Mackenzie Week, a equipe contou com auxiliares administrativos, alunos, agentes educacionais e representantes da empresa patrocinadora.