Atualidades

Jornalismo Mackenzie conquista prêmios na Expocom Nacional

Pelo quinto ano consecutivo, Universidade obtém conquista na categoria nacional

12.09.202312h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Jornalismo Mackenzie conquista prêmios na Expocom Nacional

O curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, foi agraciado com dois prêmios na Expocom Nacional, prêmio voltado para trabalhos acadêmicos na área de comunicação. A premiação ocorreu na última sexta-feira, 08 de setembro, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Foram três dias de programação intensas e produtivas, que culminaram na entrega dos prêmios aos alunos Mariana Bentes e Pedro Duarte. Outros três mackenzistas, Bianca Lyete, Carolina Vaz e Maria Luiz Piori, ficaram entre os cinco melhores do país.  

O coordenador do curso de Jornalismo, Hugo Harris, comentou que todo esforço apresentado pelos egressos e docentes fez com que a Universidade conquistasse, pelo quinto ano seguido, a Expocom na categoria nacional. “O curso de Jornalismo do Mackenzie demonstra cada vez mais a qualidade que tem construído através dos anos e que tem sido reconhecida por seus pares”, afirmou. 

Para o professor orientador, André Santoro, é muito importante ganhar um prêmio concorrido no Brasil todo. “Todo ano sempre conquistamos um ou dois prêmios na edição nacional, e não é à toa. O trabalho do meu orientando, Pedro Duarte, foi um livro reportagem que conta a história de quatros homens homossexuais e uma mulher trans participantes de testes clínicos para a vacina da Janssen contra o HIV. O livro dele ficou lindo, com uma edição belíssima. Foi merecido”, comemorou Santoro. 

O mackenzista premiado, Pedro Duarte, comentou sobre a conquista e declarou ser uma experiência engrandecedora e inspiradora. “Ver meu TCC ser eleito o melhor trabalho do Brasil, entre tantos projetos ótimos que concorriam, é um reconhecimento a todo o esforço investido durante a graduação”. 

“Sinto um super orgulho, porque eles arrasaram. Gostaria de parabenizar os colegas Denise Paiero e André Santoro pela orientação dos trabalhos vencedores, os colegas Arnaldo Lorençato e Márcia Detoni pelos finalistas. Feliz por acompanhar esse momento sempre emocionante”, comentou a professora de Jornalismo, Patrícia Paixão, que acompanhou os alunos durante a iniciativa. 

Para a professora Denise Paiero, orientadora de Mariana Bentes, “vencer essa etapa é motivo de muita alegria e muito orgulho para todos nós. Mostra que estamos no caminho certo na formação de nossos alunos", expressou. 

Mariana Bentes contou que desde o planejamento do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sempre desejou pesquisar sobre um tema de relevância social. “Esse reconhecimento, além de ser um verdadeiro sonho, me mostrou o quanto meu tema é de suma importância para a sociedade”, salientou. 

Em orientação aos alunos que desejam concorrer a Expocom, o coordenador Hugo Harris mencionou ser fundamental se dedicar na realização de qualquer trabalho que faça dentro do curso, pois qualquer um pode ser escolhido.  

A participação dos alunos depende da indicação do professor da disciplina ou do orientador de TCC, algo somente feito quando o trabalho de fato se destaca. Vale ressaltar que, após a indicação, o aluno deverá desenvolver um paper para apresentar o projeto no evento. 

Confira a seguir os trabalhos vencedores: 

Categoria Blog  
Aluna: Mariana Bentes Borges Martins 
Projeto: Pluralizando 
Orientadora: Denise Paiero 

Categoria Edição de livro 
Aluno: Pedro Gabriel de Souza Duarte 
Projeto: Mosaicos: experiências de voluntários nos testes clínicos de uma vacina contra o HIV 
Orientador: André Santoro

Sobre o Expocom  
Vinculada à Intercom, maior sociedade de pesquisadores de Comunicação do Brasil, é o principal prêmio para trabalhos acadêmicos de comunicação do Brasil. Nele, concorrem trabalhos de instituições de ensino de todas as regiões do país.  

Este ano, o Expocom está em sua 29ª edição. Para chegar à vitória, os projetos passam por muitas seleções; a primeira é interna. Cada modalidade só pode ter um representante de cada instituição. Posteriormente, é feita uma comissão de professores para avaliar e selecionar os trabalhos representantes.  

Em seguida, uma comissão de docentes e pesquisadores de todo o país seleciona os cinco melhores de toda a região Sudeste em cada modalidade. Os trabalhos selecionados são apresentados no Congresso da Intercom Sudeste. Neste evento, são definidos os vencedores que vão para o Congresso Nacional disputar o prêmio com os quatro ganhadores das demais regiões brasileiras.