Nossos Talentos

INOVAMACK: Seminário busca expandir conhecimento em Inovação e Empreendedorismo

Evento foi transmitido on-line pelo YouTube

05.05.202119h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

INOVAMACK: Seminário busca expandir conhecimento em Inovação e Empreendedorismo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), realizou, no dia 30 de abril, o Seminário INOVAMACK de Inovação e Empreendedorismo, evento voltado para discutir novas ideias e práticas inovadoras. 

O encontro teve quatro palestras, com os temas: Empreendedorismo Universitário; Participação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em startups; Transferência de conhecimento acadêmico; e Instrumentos de apoio à inovação e financiamento de pesquisas e contou com grandes gestores da área no cenário nacional. 

A abertura teve a participação do pró-reitor da PRPG, professor Felipe Chiarello, que declarou que a inovação e o empreendedorismo da UPM consistem em dois importantes vetores para diversas atividades dentro da área da pesquisa.

A coordenadora da CIT, professora Juliana Abrusio, também participou da abertura do evento e esteve à frente da organização. “É um orgulho para o Mackenzie promover eventos de tão elevado nível, cumprindo nossa agenda de compromisso com a inovação e o empreendedorismo. Queremos ser, cada vez mais, conhecidos por essa pauta, bem como produzir frutos efetivos para o ambiente social”, diz ela.

Entre os temas expostos no encontro, a pesquisa aplicada merece destaque. Segundo a coordenadora Abrusio, vale recordar que a Universidade, além de investir em pesquisa básica (produção de artigos), também investe em pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, os quais buscam solucionar problemas e chegar em protótipos propriamente ditos, respectivamente. 

De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), área de atuação da CIT, professor Eduardo Ariente, o Mackenzie está inserido no roteiro de eventos sobre Inovação e Empreendedorismo e é preciso enaltecer a importância da pesquisa aplicada. “Porque é por meio dela que os problemas concretos da sociedade, bem como do setor produtivo e setor público, serão solucionados. É essencial para a vitalização da relação da universidade com a sociedade”, completa Ariente, responsável pela organização do evento.

Dentre outros assuntos, os palestrantes enalteceram uma reforma global no ensino, com o objetivo de modificar a mentalidade do ambiente universitário para fomentar a inovação e o empreendedorismo, já que o propósito do evento é justamente capacitar professores, pesquisadores da pós-graduação e profissionais da UPM para a realização de campanhas empreendedoras e propostas. Além disso, foi também um espaço de discussão de ideias e troca de experiências, a fim de promover uma busca maior pela inovação.

Participantes do seminário:

Anapatricia Vilha, da Universidade Federal do ABC (UFABC); Carlos Eduardo Pereira da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Edelvicio Souza Junior, da Embrapii; Gesil Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Ivo Eduardo Pons, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM; José Ricardo Baptista, coordenador da Incubadora São Paulo; Juliana Crepaldi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);  Luciano de Assis, coordenador da Incubadora Campinas; Marcelo Speziali da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Rangel Arthur, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e Renata Mendes de Araújo, da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM.