FAU Mackenzie lança livro sobre as Ilhas do Porto e Cortiços de São Paulo

Obra foi desenvolvida em parceria com especialistas de Portugal

01.12.202317h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU Mackenzie lança livro sobre as Ilhas do Porto e Cortiços de São Paulo

Na última quinta-feira, 23 de novembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou o lançamento do livro Habitação é Central: Vivências e reflexões em torno de “ilhas” e cortiços.  

O evento contou com a presença do antropólogo Fernando Rodrigues, e do arquiteto Antonio Cerejeira Fontes, professores do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade (CICS.Nova_Minho) e do Laboratório de Habitação Básica (LAHB) da Cidade do Porto, em Portugal. Juntos, os docentes proferiram a palestra Laboratório de Habitação Básica e a participação em Portugal. 

O livro foi desenvolvido numa parceria internacional, no âmbito do Collaborative OnLine International Learning (COIL), entre a FAU, o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade (CICS.Nova_UMinho), e o Laboratório de Habitação Básica (LAHB), para construir o tópico especial Moradia é Central

A obra é resultado da contribuição de diversos arquitetos, urbanistas, sociólogos, antropólogos, cientistas sociais, lideranças sociais e políticas. Em conjunto, os profissionais relatam vivências e reflexões acerca das ‘ilhas’ do Porto e dos cortiços em São Paulo.  

Os levantamentos foram realizados junto a homens e mulheres de movimentos sociais e especialistas nas referidas áreas, em torno de direitos sociais nomeadamente o direito à cidade, à habitação e ao habitat (infraestruturas e equipamentos). 

Já os docentes da UPM, Celso Aparecido Sampaio e Debora Sanches, participaram da organização do livro, lançado originalmente no mês de julho de 2023, nas cidades do Porto e Lisboa em Portugal, pela Editora Afrontamento. Coube à Editora Terra Redonda a versão brasileira, lançada na última quinta-feira.