Oportunidade

Estudantes mackenzistas de Brasília participam de conferência virtual sobre Advocacy

Representante nacional da ChildFund esclareceu aos educandos o case de sucesso da organização

26.05.202317h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudantes mackenzistas de Brasília participam de conferência virtual sobre Advocacy

Na última quarta-feira, 24 de maio, os estudantes da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) participaram de uma palestra para analisar o case sucesso da ChildFund Brasil em questão das organizações internacionais. A conversa se deu por uma videochamada e foi ministrada pelo diretor executivo da instituição, Maurício Cunha, que, na ocasião, estava em Curitiba.

Os graduandos puderam conhecer, em pouco mais de uma hora, os atributos necessários para se colocar em prática a advocacy, um conceito que define a realidade de uma pessoa, associação ou entidade que busca, por meio de uma luta social e jurídica, propor a formulação de políticas públicas em torno de uma determinada causa.

O estudo de caso se debruça sobre a atuação da ChildFund, que figura recorrentemente entre as listas das mais exitosas ONGs do Brasil. As ações da fundação se baseiam em parcerias com organizações comunitárias para a orientação e apoio de projetos, no apadrinhamento de jovens e também no trabalho com o poder público.

Cunha, que, anteriormente, foi ex-secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, explicou que o compromisso da causa não se resume ao ditado que diz que “não se deve dar o peixe, mas sim ensinar a pescar”.

“Como podemos ensinar a pescar quando o rio está poluído? Daí, tem-se a necessidade da advocacy como estratégia em conferir oportunidades, justiça e defesa de direitos no campo de políticas públicas”, definiu.

O diretor de país do instituto avalia que o importante não é se dedicar apenas à entrega direta de serviços, mas sim empreender esforços em dinâmicas que combatam os problemas a nível estrutural.

“Mais do que levar médicos para visitar uma comunidade isolada, precisamos atestar que o posto de saúde local esteja funcionando para que seja garantido o acesso à saúde, como está na Constituição Federal”, afirmou ele.

O contato dos alunos com as atividades do terceiro setor é fundamental para que compreendam a importância das soft skils, que são as habilidades que ultrapassam os conceitos teóricos e práticos da profissão, requerendo do jurista a sensibilidade humana aos desafios da sociedade.

A ChildFund é uma organização humanitária que trabalha pelos direitos das crianças, promovendo programas e projetos que visam o desenvolvimento social e a superação da pobreza. Ao final da exposição, os participantes puderam tirar algumas dúvidas com o conferencista. A palestra na íntegra está disponível aqui.