Cultura

Relações religiosas do Mackenzie com a cidade de São Paulo é tema de livro

Obra faz parte da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

11.10.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Relações religiosas do Mackenzie com a cidade de São Paulo é tema de livro

A Editora Mackenzie promove o lançamento do livro Religião e Confessionalidade, organizado por Mário Sérgio Batista, professor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A obra é o nono volume da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, escrita por docentes e personalidades de relevância, nos diversos campos do conhecimento compreendidos por estas, em comemoração ao sesquicentenário da instituição.

Religião e Confessionalidade objetiva mostrar que a construção e a sedimentação da identidade confessional do Mackenzie estão presentes desde a sua fundação, em 1870, quando os missionários presbiterianos, Mary Ann Annesley Chamberlain e George Chamberlain, chegaram à cidade de São Paulo.

Com uma proposta inovadora e arrojada, o casal propôs um ensino sem distinção de sexo, credo ou classe social, criando, assim, a Escola Americana, a qual não demorou para se tornar uma referência na educação paulistana. Assim, os frutos plantados na lavoura da educação começaram a ser colhidos.

O Rev. Chamberlain tinha consciência da missão e dos propósitos educacionais da escola que fundara. Ele via, por meio da educação pautada pela fé cristã reformada, a possibilidade de formar não apenas profissionais em áreas específicas do conhecimento, mas, sobretudo, cidadãos capazes de dialogar com as várias questões sociais e culturais que lhes seriam impostas no exercício de suas atividades, ou seja, teriam participação ativa e consciente nas suas responsabilidades éticas e morais diante da sociedade.

Esses princípios continuam a nortear essa instituição de ensino sesquicentenária. A semente lançada em 1870, em solo paulistano, continua dando seus frutos.

Serviço
Lançamento dos livros

- Religião e Confessionalidade (org. Mário Sérgio Batista)
- Arte e Cultura (org. Marcos Rizolli)
- Comunicação e Letras (orgs.
André Cioli Taborda Santoro, José Alves Trigo, Marcos Nepomuceno Duarte e Osvaldo Takaoki Hattori)

Data: 14 de outubro