Universidade

Aula inaugural do Lato Sensu Mackenzie discute ESG

Evento marcou começo das atividades na pós-graduação

04.03.202412h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula inaugural do Lato Sensu Mackenzie discute ESG

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, na quinta-feira, 29 de fevereiro, a aula inaugural dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Os alunos compareceram ao auditório Escola Americana, campus Higienópolis, para uma palestra sobre o tema A Relevância do ESG para empresas e mercado
 
Um dos palestrantes foi o superintendente do Banco do Brasil, Valdir Recalde, que tratou da relevância do tema no contexto do mundo empresarial. Para ele, o ESG está tão em alta que se torna de suma importância para todas as áreas do conhecimento. "Todos estão inseridos nessa necessidade do ESG, é um tema transversal efetivamente, e afeta a todos", disse. 
 
ESG se refere à abreviatura em, inglês, para Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança (Environmental, Social and Governance), constituindo um conjunto de práticas buscadas por empresas e corporações para alcançar a devida implementação desses três conceitos no dia a dia.
 
Para ele, a temática é tão urgente que tem um impacto gigantesco na vida da sociedade. “O ESG tem transformado a dinâmica de mercado, como as empresas atuam, como os negócios são feitos. Gera um bem-estar para a sociedade. Sem as corporações verem a necessidade do ESG, não vamos conseguir avançar no freio do aquecimento global, na redução da desigualdade ambiental”, afirmou.
 
A palestra com Recalde se tratou de um bate-papo em que conversou com o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, um dos grupos responsáveis por gerir concessões de infraestrutura da América Latina como, por exemplo, a Linha 4 - Amarela do metrô de SP.
 
Além do bate-papo, a aula inaugural contou com uma apresentação sobre o tema Somos Todos Mackenzistas, em que o professor Marlon Muraro apresentou os cursos de pós UPM, bem como a estrutura e a história da Universidade, como forma de desenvolver o espírito mackenzista nos novos alunos. 
 
O coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da UPM, professor Adilson Aderito, destacou a importância da aula inaugural tratar sobre ESG. “Nós temos a missão como escola confessional de oferecer o melhor para nossos alunos. Esse encontro é um abraço nos alunos, queremos que eles conheçam o máximo que a Universidade pode conceder”, apontou. 
 
Presente no evento, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, deixou um incentivo para os estudantes da Pós-Graduação. “Vocês estão aqui porque têm desejo por aprender, coração e mente abertas para o aprendizado. Espero que vocês cresçam e se desenvolvam e possam agradecer por todo aprendizado”, afirmou.