A aluna Isabela Decarli, que cursa Sistemas de Informação na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Alphaville, brilhou na última edição do 5º Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo 2026, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril, em Bragança Paulista. A estudante subiu ao lugar mais alto do pódio por três vezes, para receber as medalhas de ouro conquistadas nas competições. A façanha fez com que a UPM somasse 381 pontos e alcançasse, mais uma vez, o título de campeã do torneio na categoria Universitários.
Em um relato emocionado, a estudante conta que, em determinado momento, pensou em desistir do esporte, mas que o suporte oferecido pela universidade se tornou primordial, incentivando-a a continuar conciliando os estudos e as pistas. “A faculdade, com todo esse apoio, faz a diferença. Entrar para a Atlética do Mackenzie trouxe esse brilho de volta para mim. Fez-me lembrar do porquê comecei, da razão pela qual gosto de correr”, declarou Isabela.
O resultado, segundo o coordenador do curso, professor Marcelo Teixeira de Azevedo, vai além da competição e serve de exemplo para toda a comunidade mackenzista. "A vitória da Isabela mostra aos alunos que a disciplina e a prioridade de objetivos resultam em conquistas, tanto no esporte quanto na Universidade. Fico feliz que ela tenha conseguido se superar; merece comemoração".
De acordo com o coordenador, o apoio da instituição é fundamental para o desenvolvimento integral dos discentes, que se sentem amparados, acolhidos e seguros, já que há cuidado e assessoria, com pessoas qualificadas, para que o atleta possa desempenhar. “Acredito que o suporte oferecido pelo Mackenzie seja essencial, tanto por meio das bolsas quanto pelas diversas iniciativas, que contribuem para a construção de um ambiente inclusivo, acolhedor e orientado à excelência. Isso oferece condições para que os estudantes explorem plenamente suas potencialidades”, concluiu o professor.
Motivada pelo bom desempenho, a campeã reflete sobre todas as barreiras que já foram superadas por conta do esporte e aconselha: “Para quem quer começar, vá e, caso tenha medo, siga assim mesmo. Não é só sobre ganhar, é sobre se desafiar. Você aprende a se conhecer, a perceber que é muito mais forte do que imagina. O mais difícil é iniciar, depois, não vai mais querer parar”, afirmou a jovem atleta.
A competição marcou o início das comemorações de 70 anos do bicampeonato olímpico de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo, conquistado nos Jogos de Melbourne, em 1956. As medalhas e troféus trouxeram a imagem do ex-atleta saltando, em alusão ao estilo de uma das maiores lendas do esporte olímpico brasileiro.





