Qual a sua relação com a corrida?

Compartilhe nas Redes Sociais
Corredores com diferentes histórias participaram da 3ª edição da MackRun, em São Paulo

20.10.2025 - EM Saúde e Bem-Estar

Camila Lippi


“Correr a MackRun é celebrar a energia de uma comunidade que segue avançando rumo ao futuro. Se você vai caminhar 3 km ou correr 5 km ou 10 km, faremos da mesma maneira que vivemos esses 155 anos, com o coração mackenzista batendo forte”, anunciavam os alto-falantes durante o aquecimento da MackRun, corrida que faz parte das celebrações do Dia do Mackenzista, comemorado em 18 de outubro.

Nesta 3ª edição, que aconteceu no sábado, 11 de outubro, no Parque Villa-Lobos, cerca de 1.531 corredores se inscreveram, cada um com a sua própria relação com a corrida. De atletas profissionais a iniciantes, conheça as histórias que fizeram parte da MackRun 2025.

Família de corredoras

Entre as participantes da MackRun estavam Simone e Isabela, respectivamente tia e sobrinha. Foi a primeira corrida de Isabela, que estava muito feliz em poder compartilhar o momento com a tia, sua grande inspiração.

“Minha tia é maratonista e eu sempre a vejo participando de provas. Percebi que é muito legal correr e quis tentar também. Hoje foi a minha primeira corrida e corri ao lado dela o tempo inteiro. Foi muito emocionante”, contou a nova corredora.

“A Isabela correu o tempo todo ao meu lado, largou junto comigo, chegou junto comigo, um orgulho! A minha outra sobrinha, Giovana, que é mackenzista e irmã da Isabela, também correu a primeira prova dela”, completou Simone, que já participou de maratonas internacionais como as de Berlim, Chicago e Buenos Aires. “A próxima será em Nova York, agora em novembro”, revelou.

Para elas, participar da MackRun em família foi um momento especial. “A prova foi linda e a organização superou as expectativas. Estou muito feliz de estar aqui com elas, de poder ser responsável por essa boa influência que é a corrida”, pontuou Simone.

Casal que corre junto

Mais à frente, Carla e Fernando celebravam a conclusão dos 5 km. O casal, dono de uma escola parceira do Mackenzie, tinha grande expectativa pela prova, especialmente porque Carla nunca havia corrido, e Fernando, de vez em quando, costuma praticar o esporte.

“Falei para fazermos 3km, mas aí o Fernando me falou que já que vamos correr, vamos correr 5km. Foi difícil, mas conseguimos, chegamos ao final”, contou Carla sobre o desafio. Em tom de brincadeira, ela disse que a parte mais fácil foi a largada, enquanto o momento mais cansativo foi após o 2.7km, pois o pensamento de “ainda falta muito” atrapalhou. 

Já Fernando, também em tom de brincadeira, relatou que a parte mais fácil foi a chegada, graças ao sentimento de alívio por concluir a prova. “É importante fazer esse tipo de atividade e é bacana ver muita gente, assim como a Carla, fazendo pela primeira vez.”, disse. 

Do pódio ao pódio

Veterana na MackRun, a atleta Eloia Rosa não deixou uma lesão atrapalhar seus planos de estar novamente no pódio. Campeã dos 5 km feminino na edição passada, a corredora conquistou, desta vez, o 2º lugar. “Adoro correr a MackRun, mas, hoje, a minha maior adversária fui eu mesma. Queria fazer o tempo abaixo de 23 minutos”, contou, após finalizar o percurso com 22 minutos e 53 segundos.

A corrida apareceu em sua vida há 20 anos, após uma separação. Segundo Eloia, o esporte a ajudou a superar momentos difíceis e até problemas de saúde, como uma pré-diabetes. “Eu amo correr! Os médicos dizem que preciso respeitar o meu corpo de 60 anos, mas como vou fazer isso se a minha cabeça é de 30?”, brincou.

Para a MackRun, foi necessário muito preparo físico, mas, principalmente mental, e durante toda a prova, continuar com o objetivo que se quer atingir em mente. O conselho deixado por Eloia é que nunca é tarde para começar a correr e cuidar da saúde. 

Por fim, emocionada, Eloia concluiu, “vou para casa feliz da vida, encontrar minhas netas e levar o troféu para a minha neta de cinco anos, que disse que será atleta igual a mim.”

Confira os resultados:

5 km – Feminino
1º lugar – Janaina Freires Valentim do Carmo (22min14)
2º lugar – Eloia Rosa de Matos (22min53)
3º lugar – Glenda Gabrielle Gonçalves Neves (23min24)

5 km – Masculino
1º lugar – Wilton Delmondes de Souza (17min26)
2º lugar – Luca Rosa Vicente (17min30)
3º lugar – Matheus Brasileiro dos Santos (17min31)

10 km – Feminino
1º lugar – Rafaella Strama (49min33)
2º lugar – Janna Joyce Rodrigues Bernadini (50min32)
3º lugar – Jacqueline de Cássia Ribeiro (52min19)

10 km – Masculino
1º lugar
– Gustavo Almeida da Silva (33min45)
2º lugar – Silvio Santos da Silva (36min39)
3º lugar – Altair Camargo (39min27)