
02.09.2025 - EM
O auditório da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio reuniu, na última semana de agosto, líderes empresariais, especialistas e comunicadores para refletir sobre como as marcas constroem relevância verdadeira. O evento “Influência que Move Summit | Rio de Janeiro”, promovido pela Race Comunicação, preencheu os participantes de grandes ideias e olhares atentos sobre os valores que conectam com as pessoas.
O diretor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio e anfitrião, Wladymir Brito, abriu o evento dando boas-vindas, realizando o devocional e falando dos 20 anos da marca Mackenzie na cidade maravilhosa. "Ao longo de duas décadas, consolidamos aqui no Rio de Janeiro cursos de graduação de qualidade reconhecida e desenvolvemos programas de pós-graduação customizados, sempre atentos às demandas do mercado e à formação integral do estudante. O Mackenzie Rio une tradição e inovação, reafirmando nosso compromisso com a excelência acadêmica”, disse o diretor.
Após apresentação dos dados inéditos da pesquisa global PRGN Influence Insights, realizada pela PRGN (Public Relations Global Network), rede mundial da qual a Agência Race de Comunicação é representante exclusiva no Brasil. O estudo revelou que, na América Latina, aspectos relacionais e sociais pesam mais do que números frios: aqui, influência é sinônimo de proximidade, compromisso e propósito compartilhado. O sócio-diretor da Race Comunicação e mediador do evento, Wilson Barros, ressalta que "esses resultados destacam a forma como as organizações percebem e desenvolvem a influência da marca. Influência passa a ser tema central dessa discussão, e promover confiança e relacionamentos autênticos com os stakeholders, especialmente colaboradores e consumidores, é fundamental”.
O Summit contou com apresentações da diretora global de B2B da The Coca-Cola Company, Maria Lorena Supervielle, que enfatizou sobre como influenciar as pessoas. "Quando nós falamos em influência, falamos em inspirar, em colocar cultura na vida cotidiana das pessoas. Então, temos que nos conectar com as pessoas, com aqueles insights e mobilizá-los para adotarem uma marca além do refrigerante, neste caso, a Coca-Cola, como a gente coloca na vida deles", destacou a diretora.
Também tivemos no palco a CEO do Grupo Viscaya, Ana Paula Magri, que complementou. “Eu, como trabalho com marcas de bens de consumo, na minha carreira inteira, acredito demais que a influência geralmente é o grande motor do consumidor. Toda marca tem que saber exatamente qual é o seu público-alvo, qual o objetivo daquele produto, que benefício quer alcançar. Entendendo bem o seu consumidor e principalmente sua necessidade, é onde você consegue chegar e falar diretamente com ele”, pontuou a CEO.
A conversa contou ainda com a participação da vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, Fernanda Roitman, que trouxe ao debate um ponto importante que é o encantamento das marcas. “O que torna a empresa influente, na minha opinião, tem tudo a ver com encantamento. Ele que proporciona, que chega, que se associa aos valores daquela sociedade, como é que ele transforma os seus valores em comportamentos. Então é um grande propósito, um grande objetivo que é compartilhado com a sociedade e que está alinhado com as expectativas, necessidades e desejos das pessoas”, disse a vice-presidente.
Um amor difícil de explicar: “Isto é Mackenzie”, foi o que pontuou o superintendente da área Comercial e de Marketing (SUCOM) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), professor Rogério Martins. “Vejo um sentimento de pertencimento ímpar. A marca se fortalece a cada profissional formado e pelo reconhecimento do mercado. O Mackenzie é a instituição em que as gerações se encantam, dos avôs aos netos, todos pertencem a paixão de ser mackenzista”, enfatizou o superintendente.
Com mais de 100 pessoas inscritas, entre Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Grupo Pão de Açúcar, Firjan, além de empresas do setor de marketing e comunicação, o Influência que Move Summit foi um encontro de perspectivas: números que falam, histórias que inspiram e líderes que apontam caminhos para um futuro em que a reputação nasce do diálogo, do propósito e da coerência.
O Influência que Move Summit também acontecerá em São Paulo no próximo mês, dia 02 de outubro, no Mackenzie Higienópolis.






