
10.10.2025 Universidade
No último sábado de setembro, dia 27, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participou da cerimônia de premiação da FeNaDante, feira de ciências e tecnologia realizada pelo Colégio Dante Alighieri, localizado na região central de São Paulo. O evento tem como objetivo divulgar pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por alunos de escolas públicas e particulares, nacionais e internacionais. Nesta 7ª edição, a UPM atuou como avaliadora e apoiadora.
Ao todo, 16 estados brasileiros e quatro países – Colômbia, México, Paraguai e Peru – foram representados por estudantes pesquisadores que, além de exporem seus projetos, promoveram trocas de conhecimento a partir da imersão científica proporcionada pela FeNaDante.
“Destaco a participação e o empenho de jovens cientistas de diversas regiões do país e de nações vizinhas à nossa. Essa característica indica que, sendo o jovem bem orientado, ele tem capacidade de desenvolver trabalhos de qualidade”, afirmou o professor da Escola de Engenharia (EE), Ricardo Concilio, um dos avaliadores mackenzistas do evento.
Segundo o docente, a participação de professores do ensino superior traz uma visão mais técnica e ampla sobre os temas discutidos pelos alunos. “Para a feira, acredito que isso ratifica cada vez mais sua importância para o público participante, ao verificar que há avaliadores do ensino superior e do Mackenzie, o que agrega destaque à avaliação”, destacou Concilio.
Por fim, o professor mackenzista desejou que, “por se tratar de uma feira que abarca projetos de várias áreas do conhecimento, talvez em oportunidades futuras docentes de outros cursos do Mackenzie também possam participar das avaliações”.





