
28.11.2025 Instituto
Na última segunda-feira, dia 24 de novembro, a Coordenação de Conteúdo da Superintendência Comercial e Marketing (SUCOM) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em parceria com a Race Comunicação, agência de comunicação integrada e assessoria de imprensa do IPM, realizou a 2ª edição presencial do Programa de Embaixadores da Marca - SUCOM Integra, com a participação de mais de 40 embaixadores de diferentes unidades e setores do Mackenzie. Toda a programação do dia foi em torno da temática “o lúdico no ambiente corporativo”.
Antes do início da programação, houve o momento devocional, com uma mensagem de inspiração, realizado pelo capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Júnior, e a abertura institucional com falas do diretor Comercial, Inovação e Tecnologia (DICIT), André Ricardo de Almeida Ribeiro; e do superintendente da SUCOM, professor Rogério Aparecido Martins.
O capelão destacou a importância de se ter perspectivas que olhem "para a borda". "Quando estamos todos focados naquilo que está no centro, não fazemos nada de diferente, mas quando olhamos para as bordas, percebemos coisas novas. Não olhamos para os grandes montes que aparecem, mas para quem os criou", pontuou o rev. Piacente.
Já o diretor da DICIT ressaltou a importância do Programa de Embaixadores, necessário para integrar cada vez mais a instituição e dar visibilidade ao Mackenzie em suas diversas frentes. "Vocês são nossos olhos e ouvidos, para que o Mackenzie mostre o que está desenvolvendo em suas unidades e possamos propagar uma só voz!", adicionou André Ribeiro.
Para o superintendente Rogério Martins, o encontro é uma oportunidade de troca e aproximação. "Este Programa é uma oportunidade de melhorar a chegada de informações para os canais de divulgação, ajudando a fortalecer o trabalho realizado por cada uma das mantidas do IPM à frente da marca Mackenzie".
A palestra da manhã foi ministrada pela professora Míriam Rodrigues, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o objetivo de inspirar práticas lúdicas aplicáveis à comunicação e engajamento. Míriam trouxe exemplos de aplicação no cotidiano, bem como estratégias de gamificação. "O lúdico e o jogo, quando bem aplicados, além de deixar atividades mais leves, ainda ativa sistemas de recompensa cerebrais e aumenta o engajamento", assinalou a professora.
Os embaixadores ainda participaram de uma dinâmica de integração, com o intuito de quebrar o gelo, criar conexões e descobrir histórias por trás dos crachás. Separados em dupla, tinham a missão de descobrir duas verdades e uma mentira sobre o colega, a partir de uma conversa investigativa. A atividade foi integrada aos conceitos de apuração de informações, necessidade de verificação e coerência de mensagem.
Após a pausa do almoço, os embaixadores realizaram uma oficina de redação. Divididos em grupos, a proposta era elaborar um pequeno texto informativo, a partir da triagem dos critérios de noticiabilidade. O workshop também explorou como as ferramentas de Inteligência Artificial podem potencializar os trabalhos, desde que usadas com critério e senso crítico.
O último compromisso do dia foi uma palestra dada pela analista de Marketing da SUCOM, da Coordenação Institucional, e responsável pela identidade visual do Mackenzie, Alexandra Cassiana dos Santos Cruz, que abordou logo, selos, aplicações e padronização. Alexandra pontuou que "quando produzimos materiais visuais nos quais desejamos dar destaque a todas as informações ao mesmo tempo, perdemos a hierarquia daquilo que é importante e causamos confusão visual. A intenção é boa, mas é necessário ter clareza e equilíbrio", adicionou.
"Nós podemos ser criativos e preservar nossa marca ao mesmo tempo. Há recursos e maneiras de se fazer isso, mantendo-a forte, reconhecida e, ainda assim, sempre atual", completou Alexandra.
Segundo o coordenador de Conteúdo da SUCOM, Renan De Simone, o encontro presencial é sempre um marco para o trabalho desenvolvido ao longo do ano. "É uma celebração, momento de integrar ainda mais com o grupo e compartilhar os aprendizados do ciclo. Os treinamentos e palestras do dia são pensados para atualizar conhecimentos e abrir novas perspectivas, há muito o que se fazer em 2026, mas é importante comemorar as conquistas já realizadas", disse ele, e complementou: "o Encontro de Embaixadores da Marca representa um pouco de toda a atuação do Mackenzie, é pensado com cuidado, voltado ao conhecimento e, especial, comunhão entre as pessoas".
Sobre o Programa de Embaixadores da Marca - SUCOM Integra
É uma iniciativa estratégica que visa endereçar as necessidades comunicacionais da instituição de forma estruturada e eficiente. Entre os principais objetivos, destaca-se integrar a comunicação e fortalecer a marca em todo o país, promover a troca de informações e experiências entre os times e capacitar os embaixadores para desenvolver ações comunicacionais alinhadas com os valores e propósitos da marca.

















