
06.10.2025
Durante todo o mês de outubro, a Gerência de Qualidade de Vida e Serviços (GQVS), vinculada à Superintendência de Gestão de Pessoas e Serviços (SUPES), em parceria com o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), promove uma programação especial voltada à prevenção do câncer de mama e ao cuidado integral da saúde da mulher. As atividades contam com o apoio do Hospital Samaritano.
A abertura da campanha aconteceu no dia 1º de outubro, com a palestra da médica oncologista do Hospital Samaritano, Mariana Monteiro, com o tema Outubro Rosa: A Mulher e seu papel na saúde – Como prevenir, rastrear e diagnosticar o câncer.
Segundo a especialista, além do câncer de mama, é fundamental que as mulheres atentem também para outros tipos da doença que podem ser prevenidos ou diagnosticados precocemente. “Falamos sobre como prevenir e diagnosticar o câncer de mama, mas também sobre outros tipos, como o de colo do útero, o colorretal e o de pulmão, que podem ser rastreados e tratados em estágios iniciais, aumentando as chances de cura. Destacamos a importância da alimentação equilibrada e da prática regular de atividade física”, explicou a médica.
Para Monteiro, ações como essa ajudam a manter a atenção das colaboradoras em relação à prevenção. “No dia a dia, muitas vezes esquecemos dos exames de check-up e da importância da prevenção. Esses encontros são valiosos porque permitem tirar dúvidas com profissionais de saúde, ajudam a combater notícias falsas e disseminam informação confiável não apenas entre quem está presente, mas também entre familiares e colegas.”
Voz das colaboradoras
Entre as participantes da palestra, a professora Cláudia Oliveira, do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), ressaltou a relevância da campanha. “Todos os anos procuro participar. Foi muito bom ouvir a doutora explicando os riscos e os cuidados necessários. É fundamental que a mulher esteja atenta aos sinais do corpo e realize exames periódicos. Gostei muito da ênfase nos três pontos principais: cuidar da dieta, manter atividade física e fazer os exames em dia. No início, as doenças têm grandes chances de cura”, destacou.
Programação ao longo do mês
A gerente de Qualidade de Vida e Serviços, Ana Cláudia Goto, reforçou o compromisso da instituição com o bem-estar dos colaboradores e lembrou que o Outubro Rosa já é uma tradição no Mackenzie. “Temos buscado, a cada ano, ampliar e melhorar as ações voltadas à saúde e à qualidade de vida. É muito importante ver a participação do público presencial e online”, afirmou.
Ao longo do mês, as atividades incluem as Quartas Usamos Rosa, em que os colaboradores são convidados a vestir a cor símbolo da campanha; aulas de pilates, abertas mediante inscrição; e a iluminação dos prédios em rosa, reforçando o engajamento da comunidade acadêmica. Além disso, acontece a coleta de lenços, destinados a pacientes em tratamento de câncer no Hospital Mackenzie (HUEM), em Curitiba.
Outra iniciativa da campanha é a ação Conte A Sua História, que convida a comunidade a conhecer as histórias de mulheres que enfrentaram o câncer e outras que ainda estão na luta para vencê-lo. Durante o mês de outubro, uma nova história será compartilhada a cada semana, inspirando e fortalecendo outras mulheres por meio de relatos reais de superação e esperança.
De acordo com Ana Cláudia, a arrecadação de lenços tem sido um dos pontos altos da campanha. “Essa iniciativa foi muito bem recebida no ano passado e decidimos repeti-la. Os lenços doados são encaminhados para a ala de tratamento oncológico em Curitiba, levando carinho e acolhimento às pacientes.”
Com essa programação, o Mackenzie reforça seu compromisso com a saúde, a prevenção e a conscientização, promovendo informação de qualidade e incentivo ao autocuidado entre suas colaboradoras.










