Novos espaços ampliam ensino, pesquisa e atendimentos no CCBS 

Compartilhe nas Redes Sociais
Laboratórios dos cursos de Nutrição e Fisioterapia oferecem infraestrutura moderna para práticas acadêmicas, extensão universitária e atendimentos gratuitos à comunidade  

28.05.2025

Jullia Oliveira, sob supervisão de Camila Lippi


Na última terça-feira, 27 de maio, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) celebrou a inauguração de novos espaços, localizados na Rua Maria Antônia - 163, voltados ao ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Nutrição e Fisioterapia. A cerimônia contou com a presença do reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; do diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi; do capelão universitário, reverendo Rick Santos; de pró-reitores e professores.  

Um dos destaques da inauguração é o Laboratório de Avaliação Nutricional, um espaço muito aguardado pelo curso de Nutrição. “É um espaço que há muito tempo o curso solicita, batalha. Agora, tendo espaço adequado, as aulas práticas serão melhores, mais dinâmicas”, explicou a coordenadora do curso, professora Juliana Morimoto.  

Além das aulas, o laboratório será utilizado como uma extensão da Clínica Escola de Nutrição, oferecendo atendimentos individualizados e grupos de orientação nutricional. “Esperamos aumentar os atendimentos, pois a demanda por atendimentos nutricionais tem crescido bastante nos últimos tempos”, completou a coordenadora.  

No novo laboratório, os alunos aprenderão na prática técnicas de avaliação nutricional, como aferição de peso, circunferência de cintura, dobras cutâneas e bioimpedância — exame que mede composição corporal. O local também será utilizado para ações de extensão, como o projeto Saúde do Atleta, que já vinha sendo realizado e agora ganha uma estrutura mais adequada.  

Outro espaço recém-inaugurado é voltado ao curso de Fisioterapia, ampliando as possibilidades de atendimento à comunidade e formação dos alunos. “Esse novo espaço contempla objetivos do nosso projeto pedagógico. Estimamos um acréscimo de, aproximadamente, 1.200 atendimentos anuais. Vamos atender cerca de 120 pessoas a mais por ano, incluindo pacientes com doenças crônicas e em reabilitação cardíaca”, afirmou o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Marcelo Fernandes. 

Os espaços também serão utilizados para aulas práticas, estágios obrigatórios e projetos de pesquisa e extensão. Um dos projetos beneficiados é o Saúde do Atleta, realizado semanalmente. “Atendemos atletas da Universidade, atléticas e federados que não têm acesso a tratamentos adequados. A nova estrutura tem uma minipista e equipamentos de pilates que permitem reabilitação e prevenção com foco na performance dos atletas”, explicou a professora responsável pelo projeto, Milena Perroni. 

Essa ampliação só foi possível graças à articulação entre cursos, coordenações e parceiros, como destacou a professora de Fisioterapia, Étria Rodrigues. “A parceria com a empresa Live, intermediada por uma antiga aluna, possibilitou a renovação e adaptação dos equipamentos de pilates. Agora conseguimos integrar ensino, pesquisa e extensão com qualidade e inovação”, destacou.  

Durante o evento, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ressaltou a importância da iniciativa. “Renovar espaços e investir em novas tecnologias é parte dos nossos sonhos institucionais. Esses laboratórios atendem os nossos alunos e a comunidade com excelência. Seguimos planejando e buscando avanços”, disse o reitor. 

“Os nossos cursos não são coleções isoladas, mas se entrelaçam para formar uma saúde de qualidade. Esses espaços funcionais refletem o compromisso da Universidade em servir à sociedade com responsabilidade e integração multiprofissional”, celebrou o diretor do CCBS, professor Jan Carlo Delorenzi.  

A inauguração representa mais um passo rumo ao fortalecimento da atuação social do Mackenzie e à formação de profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar da comunidade.