
05.05.2025
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com o coração, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu, no dia 28 de abril, no campus Higienópolis, a atividade Ação em Saúde. A iniciativa faz parte do programa MackSaúde e acontece em parceria com professores e alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
A atuação conjunta dos estudantes, supervisionados por professores, ofereceu ao público avaliações gratuitas, orientações e atividades práticas voltadas à prevenção e ao cuidado multidisciplinar das doenças cardiovasculares. A integração entre os cursos de Biologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Gastronomia permitiu um atendimento abrangente e completo ao público, além de reforçar a formação humanizada e ampla dos futuros profissionais.
Entre os serviços oferecidos, foi possível realizar a aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), testes de glicemia, orientações nutricionais e psicológicas, exercícios de alongamento e sessões de meditação. "A ação é super importante para conhecermos na prática as áreas de atuação desde cedo para entender como e onde poderemos atuar no mercado de trabalho, além de conscientizar o público sobre a importância da saúde do coração e estar com ela em dia", destacou Carolina Andreolli, estudante do 1º semestre do curso de Farmácia.
O programa MackSaúde reforça o compromisso do Mackenzie com a responsabilidade social e a formação integral dos seus estudantes. O coordenador do programa MackSaúde, Marcelo Guimarães, ressalta que é possível notar a transformação dos alunos em cada atividade do programa. “É emocionante ver o quanto essas ações impactam nossos alunos. Ao terem contato direto com os pacientes eles desenvolvem empatia, aprendem a cuidar de forma mais humana e integrada. É nesse tipo de vivência que a teoria se transforma em prática e o conhecimento ganha propósito. Tenho muito orgulho de acompanhar o processo de cada turma e perceber que o projeto contribui para a formação de profissionais mais conscientes do seu papel na sociedade.”






