Mackenzie recebe concerto em homenagem a Camargo Guarnieri

Compartilhe nas Redes Sociais
 Iniciativa ocorre em parceria com o Centro de Música Brasileira e a Orquestra de Cordas Laetare

12.06.2023 Eventos


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), receberá, no dia 17 de junho, às 18h, o Concerto em Memória dos 30 anos da Morte de Camargo Guarnieri, com Adélia Issa, no canto, e Renato Figueiredo ao piano. A apresentação ocorre em parceria com o Centro de Música Brasileira (CMB), e a segunda parte será por conta da Orquestra de Cordas Laetare, sob regência de Muriel Waldman.

Além das obras de Camargo Guarnieri, o duo, formado por Adélia e Renato Figueiredo, também interpretará composições de Almeida Prado, Antonio Ribeiro, Kilza Setti e Osvaldo Lacerda. As canções trazem poemas de Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Suzana Campos.

A Orquestra de Cordas Laetare vai interpretar obras de Edino Krieger, Ernst Mahle, João Guilherme Ripper e Osvaldo Lacerda. A orquestra é constituída por vinte e quatro músicos, como violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas, e vem se especializado na música de concerto de autores brasileiros.

Sobre a Orquestra de Cordas Laetare
A iniciativa é constituída por vinte e quatro músicos, que são violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas. Juntos, eles são regidos pela Maestrina Muriel Waldman.  

A organização foi criada em 2007 para realizar um Projeto de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, chamado “Quem Tem Medo de Música Clássica?”, pelo qual apresentavam concertos comentados, com o intuito de desmistificar a música clássica entre os jovens. Graças aos resultados positivos, os membros da orquestra decidiram continuar a ensaiar juntos, e este grupo passou a se chamar: “Orquestra de Cordas Laetare”, que significa “alegrar”.  

Conheça o Centro de Música Brasileira (CMB)
CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o presidente até 2011.

O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA.   

Serviço
Concerto em memória dos 30 anos da morte de Camargo Guarnieri, com Adélia Issa e Renato Figueiredo

Data: 17 de junho
Horário: às 18 horas
Local: auditório Escola Americana - campus Higienópolis - Rua Piauí, 130