
06.11.2025
O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) inaugurou recentemente seu novo espaço de convivência, voltado ao bem-estar emocional, espiritual e físico dos pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição. Com gramado, fonte, flores e uma ambientação especial, o Jardim do Conforto foi pensado para proporcionar momentos de paz, descanso e relaxamento, além de ter também fins terapêuticos.
“O ambiente hospitalar traz consigo um estresse, uma ansiedade. Então este espaço veio justamente para equilibrar, reduzir esses sintomas, inclusive a dor que acaba sendo intensificada. Nós pensamos na estimulação e interação com a natureza em si. É aquele cantinho da calma, do relaxamento e da redução do estresse, que acaba sendo potencializado muitas vezes por longos períodos de internação”, explica a coordenadora do Serviço Social do HUEM, Flávia Toaldo.
Além da questão do descanso e relaxamento, o Jardim do Conforto vai dispor de atividades coletivas, como pinturas em tela e plantio em conjunto, estimulando assim a convivência e a cooperação entre as pessoas. Participaram da inauguração do espaço o diretor geral do HUEM, Tiago Tormen; o capelão do hospital, rev. Marcelo P. Pinheiro; a gerente assistencial multidisciplinar, Ana Maria Maioli; a coordenadora do serviço social, Flávia Toaldo, além de colaboradores de diversos setores da instituição.
O diretor do HUEM, Tiago Tormen, destacou a importância da inauguração do Jardim do Conforto, destacando seu papel lúdico, de descanso e de relaxamento para quem vive o dia a dia do hospital. “Esse espaço é um exemplo de como a comunidade unida, apoiando o hospital, pode favorecer os nossos pacientes. É um espaço lúdico, lindo, que pode dar descanso para os pacientes e familiares durante a internação, e aos colaboradores, que também precisam de um lugar de descompressão. E esse espaço representa isso, de como é possível pode aliviar um pouco momentos de tensão, momentos de estresse e dar uma melhor qualidade de vida para o nosso paciente e nosso colaborador”.









