Google traz ao Mackenzie uma imersão em inteligência artificial 

Compartilhe nas Redes Sociais
Evento conta com uma série de ações voltada a docentes e alunos

28.10.2025 Atualidades


No dia 27 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PRGA) e da Faculdade de Computação e Informática (FCI), recebeu uma ação do Google voltada a divulgação e capacitação no uso da Inteligência Artificial aplicada à educação. O evento foi marcado por um stand de ativações que buscaram aproximar estudantes e professores das novas tecnologias desenvolvidas pela empresa, como o Gemini e o Notebook LM. Os participantes ainda ganharam um brinde especial ao finalizarem as atividades propostas. 

Durante a imersão, o público explorou diferentes recursos de IA criados para auxiliar em pesquisas e nos estudos acadêmicos. “Aqui temos uma sessão em que apresentamos o modo IA do Google, uma sessão usando o Gemini para criar testes interativos para autoestudo e, por fim, o Notebook LM, uma das melhores ferramentas que temos para estudo universitário”, explicou Felipe Neves, head do Google AI and Workspace for Education.

Segundo Neves, a parceria entre o Google e o Mackenzie começou há cerca de dois meses, em diálogo com o Centro Mackenzie de Inteligência Artificial (IAM). “Nós queremos estruturar capacitações sobre IA, tanto para professores quanto para discentes. Recentemente fizemos um treinamento para cerca de 200 professores, e agora apresentamos aos alunos maneiras de usar a IA para estudar melhor e criar novas formas de pesquisa”, afirmou.

As estudantes do quarto semestre de Direito na UPM, Hadassa Gonçalves e Vitória Pucci, destacaram o caráter dinâmico e prático do evento. “Achamos bem lúdico, diferente de uma palestra tradicional. Aprendemos coisas que não conhecíamos, como o Notebook LM e os testes interativos. Esse conhecimento será muito útil nas provas, com os flashcards e quiz”, comentaram. 

O professor da FCI, responsável pelo evento e coordenador do IAM, Leandro Augusto, explicou que a UPM foi uma das universidades convidadas para a iniciativa. “Esse evento de ativação faz parte de uma divulgação do Google em algumas instituições selecionadas pela qualidade de ensino. Aqui, estamos unindo o trabalho do Google com o nosso novo Centro Mackenzie de Inteligência Artificial”, explicou.

Leandro finalizou dizendo que essa ação com o Google trabalha a dimensão do ensino, oferecendo imersão para professores e alunos, que terão um ano de acesso gratuito ao Gemini para desenvolver atividades de estudo e ensino.

O próximo encontro está marcado para o dia 01 de novembro, com uma nova rodada de capacitação voltada aos alunos. Para participar, inscreva-se aqui